Importância do voto e segurança das urnas são abordadas em palestras

No último dia 10, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do Maranhão, promotora de justiça Cristiane Maia Lago, levou ao Centro Educa Mais Desembargador José Sarney, escola pública de ensino médio localizada no bairro São Francisco, em São Luís, o projeto Voto Jovem na Escola, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Na ocasião, foi apresentada aos alunos a palestra “Meu voto me pertence, não tem preço, tem consequência”, proferida pela secretária da Escola Judiciária Eleitoral, Lígia Moraes. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer uma urna eletrônica e seu funcionamento, como forma de divulgar a segurança do processo eleitoral.

O objetivo foi aliar o projeto do TRE ao do MPMA, Conhecendo os Direitos Humanos, para destacar a importância do voto como pilar da democracia. Anteriormente, na referida escola, a promotora de justiça Cristiane Lago já tinha apresentado a palestra “Direitos Humanos e a responsabilidade do eleitor”.

“Juntamos nossos projetos para desmistificar entre os jovens boatos e informações inverídicas que põem em cheque o processo eleitoral eletrônico no Brasil. Outra ideia é enfatizar a importância e a responsabilidade do eleitor no processo eleitoral, quando suas escolhas podem contribuir, ou não, para a garantia dos direitos humanos”, afirmou Cristiane Lago.