O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Geral

MPMA participa de tratativas para instalação da Defensoria Pública em Guimarães

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou, na tarde desta segunda-feira, 10, de uma reunião na sede da Defensoria Pública do Estado, acompanhado do promotor de justiça Frederico Bianchini. O objetivo da reunião, presidida pelo defensor-geral, Gabriel Furtado, foi alinhar a instalação de um econúcleo da Defensoria no município de Guimarães.

Titular da Promotoria de Justiça na Comarca, o promotor de justiça Frederico Bianchini explicou que o Ministério Público do Maranhão atuou no sentido de facilitar as tratativas para instalação da Defensoria no município. “Foi pedido o meu apoio por eu estar lá na Comarca há seis anos e, de imediato, com o apoio do Dr. Nicolau, conversamos com o prefeito, ressaltamos a importância de a Defensoria Pública ir para a Comarca de Guimarães. O prefeito foi muito solícito, sinalizou que vai disponibilizar o terreno para a colocação do núcleo próximo à Promotoria e ao Fórum”, explicou.

O promotor também destacou que a instalação da Defensoria no município irá contribuir para que o MPMA possa focar nas causas sociais e coletivas, uma vez que o defensor terá uma atuação mais direcionada às demandas individuais.

Para o procurador-geral de justiça, a parceria do Ministério Público do Maranhão é sempre benéfica para a população, e, sempre que possível, o MPMA irá contribuir para que a Defensoria chegue a mais municípios. “Hoje estamos aqui para ajudar na instalação da Defensoria no município, pois sabemos que a população só tem a ganhar. Faremos sempre todo o possível para que a Defensoria esteja em mais municípios do Maranhão”, ressaltou.

O defensor-geral, Gabriel Furtado, agradeceu a contribuição que o MPMA tem dado para que a Defensoria possa estar em mais locais. “O Ministério Público do Maranhão, com a condução do Dr. Eduardo Nicolau, tem atuado de forma pioneira no país, levando a Defensoria Pública a mais municípios do Maranhão, entendendo que a Defensoria Pública é uma política social, de acesso à justiça, e, por isso, deve ser incentivada. A gente agradece o Ministério Público, agradece a sensibilidade de Dr. Eduardo Nicolau em ajudar a levar a Defensoria tanto para o município de Guimarães, como também iniciar as negociações para Itinga e Araioses”, destacou.

Na ocasião, o defensor público Gil Faria apresentou as instalações do econúcleo ao prefeito de Guimarães, Oswaldo Luís Gomes, à subprocuradora e ao assessor jurídico do município, respectivamente Rosana Galvão e Daniel Lima.