Iluminação verde em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente

Realizada anualmente durante a Jornada Socioambiental, o prédio-sede do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – Palácio Clóvis Bevilácqua – recebeu no sábado (5) a iluminação verde em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, que segue até o dia 11 de junho. 

A iluminação pública é uma das ações determinadas pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, para chamar a atenção da população para o tema de grande relevância, que é a luta pela defesa, recuperação e preservação do meio ambiente e conscientização para uma cultura sustentável. 

No Poder Judiciário maranhense, o fortalecimento da política de sustentabilidade através de ações visando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 faz parte das 28 metas específicas para o biênio 2020/2022, sob a presidência do desembargador Lourival Serejo.

MENOS PLÁSTICO E ENERGIA LIMPA

Neste ano, a fachada recebeu ‘banner’ de divulgação para a “Jornada Socioambiental – Poder Judiciário do Maranhão e Agenda 2030”, dando visibilidade a conquistas do Poder Judiciário do Maranhão na luta pela preservação ao meio ambiente. 

Segundo os dados divulgados, o TJMA é o primeiro Tribunal do Brasil a eliminar a compra de copos descartáveis. São mais de 20 milhões de copos plásticos que deixaram de ser consumidos. Para subsituí-los, foram distribuídas canecas de fibra de coco e copos biodegradáveis.

O próximo grande passo do Poder Judiciário do Maranhão é a construção de uma Usina Solar Fotovotaica de 5MW, que também está anunciado na fachada do prédio. A usina vai gerar 70% da energia consumida pelo Poder Judiciário, representando uma economia de R$ 5 milhões ao ano.

JORNADA SOCIOAMBIENTAL

A “Jornada Socioambiental – Poder Judiciário do Maranhão e Agenda 2030” está sendo realizada pelo TJMA, por meio do Núcleo Socioambiental, em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), e a Corregedoria Geral da Justiça realizam a Jornada Socioambiental com transmissão de palestras e painéis, de 7 a 9, por meio do canal do TJMA Oficial no YouTube. As ações da Jornada incluem atividades a serem realizadas desde a véspera, dia 4.

Os temas englobam a importância da água, energia solar e sustentabilidade, o papel da rede de responsabilidade socioambiental e revisão do Código Estadual de Meio Ambiente do Maranhão, dentre outras atividades.

PALÁCIO DE JUSTIÇA

Fundado em 1948, o Palácio Clovis Bevilácqua foi construído em estilo neoclássico, com frontão triangular, sustentado por colunas no estilo corinthios. O palácio leva o nome do jurista e legislador cearense, autor do projeto do Código Civil brasileiro (1899) quando foi Ministro da Justiça. De três pavimentos, abriga atualmente as sessões plenárias do colegiado de desembargadores e das câmaras isoladas e reunidas cíveis e criminais.