IEMA realiza live para debater o medo durante a pandemia

Visando contribuir para que as pessoas consigam gerenciar os momentos de medo durante da pandemia do novo coronavírus, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) vai realizar uma live nesta quinta-feira (14), às 15h, no Instagram oficial do Instituto (@iema_oficial). A live terá como mediadora a psicóloga da Rede IEMA, Farlanni Nizete, e contará com a participação da fisioterapeuta, Patrícia Bogea.

Segundo a psicóloga da Rede IEMA, Farlanni Nizete, é preciso compreender que o medo está relacionado à insegurança, uma situação ou objeto. “Queremos que as pessoas entendam sobre medo à luz do atual momento que estamos vivendo, que por sua vez se levanta com uma maior intensidade nas pessoas. É de suma importância entendermos que o medo é uma emoção involuntária e natural, que continuará existindo e evitando que você se exponha a grandes riscos. No entanto, em alguns momentos, é possível trabalhá-los e entender como o nosso corpo reage a esse mecanismo de defesa”, destacou.

Para a fisioterapeuta Patrícia Bogea, a intenção é que a live auxilie as pessoas a ter mais autocontrole de suas emoções e tranquilidade. “Queremos que tenham uma percepção expandida para gerenciarem melhor seus desafios, assim como resolutividade e saiam do processo de vitimização interior, de crenças limitantes que impedem de seguir. Além de adquirir a percepção de como funciona frente a uma experiência vivida, e o que acontece no cérebro quando somos levados pelo medo”, explicou a fisioterapeuta, acrescentando que a proposta é fortalecer a força interior de cada um.

“Temos três cérebros: o instintivo, límbico e córtex. Entendendo isso, as pessoas terão a compreensão de que essa é uma ação inata, e que sempre teremos medo quando acessamos informações da memória do que já aconteceu. É um instinto biológico, mas podemos tentar ter controle sobre isso com algumas técnicas simples, que fazem toda a diferença”, acrescentou.

Uma segunda live será realizada nesta sexta-feira (15), às 15h, pela plataforma Zoom. O link será disponibilizado minutos antes na biografia do Instagram do IEMA.