IEMA realiza audiências públicas para escolha de cursos técnicos em três novas unidades

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, durante esta semana, audiências públicas nos municípios de Vargem Grande, Codó e Viana. Os encontros, que iniciaram na última terça-feira (17), seguiram até a sexta-feira (20). A ação teve como objetivo dialogar sobre as demandas de cursos técnicos e definir aqueles que serão ofertados de forma integrada ao ensino médio, nas novas unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), nestes municípios.

Na oportunidade, puderam participar pais e alunos da rede pública e particular de ensino, professores e dirigentes de escolas municipais, estaduais e particulares, entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais, associações e sindicatos, lideranças comunitárias, órgãos públicos (Ministério Público, Defensoria etc.), prefeituras, Câmara de Vereadores e sociedade em geral.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, esse é o primeiro passo na implantação das novas unidades. “Começamos por Vargem Grande as audiências públicas dessa semana, contando com a ajuda da comunidade do município para definir os cursos técnicos que serão ofertados em 2021, na unidade plena que será inaugurada no município. Recebemos um público bem expressivo, mas tomando todas as medidas sanitárias. Recebemos as sugestões e dialogamos sobre a implantação dos cursos nos municípios, o próximo passo é a tabulação dos dados para definição dos cursos”, explicou.

Aurilana Dornelas, estudante da rede municipal de Vargem Grande, destacou a importância da chegada do IEMA no município. “Fico muito feliz em ver mais uma oportunidade chegando na nossa cidade. Sugeri o curso de Administração, quando terminar o ensino médio quero ingressar no mercado de trabalho nessa área”, declarou.

Em Codó, o encontro aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). “Parabenizo a toda equipe que compõe a educação, por essa ação de construção coletiva. Temos uma unidade vocacional que qualifica e faz com que jovens e adultos codoenses consigam se inserir no mercado de trabalho e gerar sua própria renda, e a partir do ano que vem, contaremos com uma unidade plena do IEMA para qualificar bem mais. Investir em educação é sempre primordial”, relatou a gestora geral da unidade vocacional do IEMA em Codó, Joseane Cantanhede.

Viana recebeu a comunidade local na casa Maria Léo, no Centro da cidade. Joyla Marinho, professora da rede municipal de Viana ressaltou suas expectativas para a implantação do IEMA em sua cidade. “Esperamos com muita ansiedade e, como mãe, fico muito feliz e esperançosa com a chegada do Instituto aqui no município. Ele vai qualificar muitos jovens e fazer com que ingressem no ensino superior ou consigam se inserir no mercado de trabalho”, reiterou.

A programação desse ciclo de reuniões encerrará na próxima segunda-feira (23), na cidade de Amarante do Maranhão, às 9h, no Pátio da Igreja Católica Sagrado Coração, localizado na Praça Cícero Nascimento.