IEMA, em Balsas, garante aumento do acesso ao ensino público de qualidade na Região Sul do Maranhão
O Governo do Maranhão mantém os investimentos em uma das áreas mais importantes para a sociedade: a educação. Apesar dos desafios enfrentados, principalmente em decorrência do novo coronavírus, que causou uma crise sanitária e econômica, a administração Flávio Dino segue com obras educacionais em execução, como é o caso da construção da unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), na cidade de Balsas.
O IEMA permite que jovens e adultos tenham acesso à educação formal e técnica de qualidade, oferecida gratuitamente. Na modalidade ‘unidade plena’, o instituto assegura o ensino médio e técnico de forma integral. Já a modalidade ‘unidade vocacional’ possibilita que alunos ingressem em cursos voltados para as necessidades de cada região e, assim, saiam com capacitação para serem inseridos no mercado de trabalho.
Atualmente, através de equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a unidade plena do IEMA em Balsas está sendo construída. Com investimento que ultrapassa os R$ 13 milhões, o instituto tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021.
Para o secretário da Sinfra, a construção de mais um IEMA leva esperança para a comunidade estudantil. “Nós seguimos empenhados, trabalhando em obras educacionais em diversas regiões do Maranhão. Em um momento desafiador, como o que estamos vivendo, entregar institutos do porte do IEMA reacende a esperança nos jovens que podem vislumbrar um futuro melhor através do ensino e aprendizagem”, afirmou.
Além de Balsas, as cidades de Colinas, Tutóia, Chapadinha e entre outras, também receberão unidades plenas.