O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Geral

HU-UFMA recebe ministro da Educação e vice-presidente da Ebserh

OHospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh/MEC), recebeu nesta sexta-feira, 20, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga; o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, general Antônio César Alves Rocha e demais membros do ministério. A comitiva pôde presenciar durante a visita o funcionamento de uma das unidades hospitalares que compõem o HU-UFMA, perpassando por serviços essenciais e aproveitaram a ocasião para entender as dinâmicas dos atendimentos, discutir novas possibilidades de investimentos, entre outros.

O ministro foi recepcionado pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; pelos gerentes, chefes de serviço e líderes do hospital. Durante a visitação, percorreram a Hemodinâmica, o Ambulatório da Ortopedia, a UTI Cardio, o Ambulatório de Cardiologia e Diagnóstico em Métodos Gráficos e a área do Ensino, neste último foi possível presenciar uma aula da residência e interagir com os médicos residentes ali presentes, além de um breve momento de acolhida, com a exibição de um vídeo com as imagens de todos os anexos e unidades hospitalares que compõem o complexo hospitalar.

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido e afirmou que observar in loco a estrutura do HU-UFMA era motivo de orgulho. “As ações de incentivo para o ensino em saúde são prioritárias para o governo, batalhamos muito e tivemos êxito, por exemplo, na conquista do aumento das bolsas para os residentes, ver essas ações darem bons resultados é muito gratificante.”.

Antônio César Alves da Rocha, vice-presidente da Ebserh, falou sobre a impressão que teve ao visitar pela primeira vez o hospital. “A primeira impressão da visita é dada pelas pessoas que a gente tem contato e em especial o Hospital Universitário do Maranhão por meio das suas pessoas, da sua superintendente, da sua equipe de gerentes, de docentes, que nos transmitem a impressão melhor possível para quem labuta dentro de um hospital que é alegria de servir. Aliado a tudo isso é importante também destacar o sentimento de vontade de trabalhar a motivação para alcançar os objetivos, a limpeza, a organização, a liderança da professora Joyce naturalmente apoiada na reitoria do professor Natalino e isso se estende a todos os colaboradores. E como vice-presidente que sou da rede, fico muito satisfeito em perceber que temos hospitais púbicos do nível que encontramos o hospital universitário do Maranhão.”.  

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, que estava junto com a comitiva do ministro, destacou a importância da visita. “É um momento único em que podemos mostrar como os recursos da educação são aplicados de forma eficiente e transparente. O Hospital Universitário é a maior unidade acadêmica da UFMA e a maior estrutura formadora de recursos humanos para a área da saúde no Maranhão.”.  

Já a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, disse estar feliz com a visita por ser uma oportunidade de mostrar a excelência do HU-UFMA. “É uma grande felicidade e me sinto orgulhosa em receber o ministro da Educação em nosso hospital, que tem um importante papel na formação de profissionais, residentes, mestres e doutores, que são fundamentais para o desenvolvimento de nossa sociedade.”.

Sobre a Rede Ebserh 

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que estão inseridos.