Saúde

HU-UFMA fomenta e inova no campo do Ensino e da Pesquisa

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) está entre os hospitais da Rede Ebserh que são berços de diversas experimentações e estudos científicos que ajudam a transformar o mundo para melhor. Na Rede, que administra 41 hospitais em todo o país, são mais de cinco mil estudos em diversas áreas da saúde cadastrados desde 2012, por isso, em alusão ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, celebrado no próximo sábado (8), destacamos as iniciativas e estudos que estão sendo realizados na instituição.

O Programa de Iniciação Científica (PIC), parceria da Ebserh e CNPq, oferece bolsas como incentivo e investimento em conhecimento técnico-científico. Ele foi criado no ano passado para fomentar o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação nos hospitais universitários federais e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação. O sucesso do PIC levou à criação, neste ano, do Programa de Iniciação Tecnológica da Ebserh (PIT), com a implementação de 205 bolsas para fomentar projetos de desenvolvimento tecnológico.

“O investimento em pesquisa representa um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de estudos e novos conhecimentos, tecnologias e soluções para a sociedade, portanto a valorização e o investimento na ciência resultam em benefícios para a saúde”, declara a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA/Ebserh, doutora em biotecnologia, Rita Carvalhal.

Segundo ela, a participação nos programas da Ebserh oportunizou maior integração entre docentes da UFMA e técnicos do HU no desenvolvimento de pesquisas e estudos, contemplando alunos bolsistas, com foco prioritário nas áreas voltadas para a realidade assistencial do HU-UFMA.

Entre os principais estudos realizados na instituição, ela destaca a pesquisa de Câncer de Pênis, um estudo realizado por um grupo formado por 12 pesquisadores, sendo 11 do Maranhão e um de São Paulo, divididos entre profissionais acadêmicos e pós-graduandos.  Esse estudo, ainda segundo a gerente, se destaca não só pela sua relevância nacional e internacional, mas pela grande incidência da doença na região, uma vez que dados de uma outra pesquisa realizada no hospital revelou que o estado é líder em casos de câncer de pênis no Brasil e no mundo.

Outra pesquisa importante, realizada na instituição, ressaltada pela gerente, é uma na área específica da nefrologia que possibilita a realização de biópsias renais, dando maior celeridade diagnóstica em doenças renais aos usuários do SUS.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.