O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
EducaçãoPlantãoÚltimas Noticias

HU-UFMA e Prefeitura de São Luís realizam formatura de pacientes que concluíram o Ensino fundamental no hospital

São Luís (MA) – Cinco pacientes da Unidade de Nefrologia do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) celebraram uma grande conquista na manhã desta sexta-feira, 07. Eles fazem parte da segunda turma de formandos do Projeto ABC Nefro, que atende estudantes em tratamento de hemodiálise no ambiente hospitalar. A iniciativa é fruto da parceria entre o HU-UFMA e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A superação em meio a difícil rotina de tratamento de doença renal crônica é motivo de alegria para os cinco formandos. Entre eles, Andressa Sousa Almeida, natural do município de Cantanhede, representou os alunos na solenidade com um discurso. Ela sintetizou os desafios enfrentados e a felicidade de vivenciar esse momento especial.

 “Hoje celebramos uma conquista extraordinária. Embora a Classe hospitalar seja bem diferente da escola convencional, permitiu que continuássemos nossos estudos e concluíssemos o Ensino Fundamental com êxito. Foi uma prova de determinação, resiliência e coragem. Cada um de nós enfrentou desafios durante a jornada, que exigiu muita força de vontade para não desistir. Não foi fácil estudar por anos ligados a uma máquina de hemodiálise, mas com o apoio de todos, conseguimos vencer”, disse, emocionada.

O projeto ABC Nefro foi iniciado em 2013 e é pioneiro no país no que se refere
à Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do ambiente hospitalar. Ele possibilita a alfabetização de pacientes entre 15 e 98 anos durante as sessões de hemodiálise. Em 2018, o projeto foi ampliado para incluir crianças submetidas ao tratamento, por meio da parceria com a Superintendência da Área de Ensino Fundamental (SAEF).

Por meio da iniciativa, os alunos têm acesso aos conteúdos escolares de uma forma personalizada, adaptada às limitações impostas pelo tratamento. De acordo com a assistente social do Serviço de Nefrologia e coordenadora do projeto no HU-UFMA, Gisele Silva Pereira, a ideia surgiu quando a equipe identificou o grande número de pacientes analfabetos e as dificuldades que eles enfrentavam para frequentar a escola regularmente.

“Dois direitos fundamentais estão sendo garantidos: a saúde e a educação. Por isso, este momento representa uma grande vitória, principalmente para os nossos pacientes-alunos. Muitos deles chegaram aqui ainda crianças. Nenhum morava em São Luís, mas tiveram que fixar residência na cidade por conta do tratamento de hemodiálise. É difícil mensurar o sacrifício de cada um. Esse tratamento impacta toda a vida do paciente. Por isso, parabenizo os cinco pacientes e suas famílias  pela garra, pela força e pela conquista”, afirmou Gisele. 

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, também destacou a importância do projeto: “Estamos vivendo um momento emblemático para o país. O ABC Nefro é um projeto de grande impacto e extremamente necessário. Ele oferece uma oportunidade valiosa para os nossos pacientes, permitindo que continuem aprendendo sem precisar se afastar dos estudos devido às condições de saúde.”

Para a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, a cerimônia foi marcada pela emoção. “Quando participo de eventos como esse, fora do ambiente escolar, tenho a plena noção de que educação se faz a muitas mãos. Quando o poder público oferece saúde e educação, nada mais é do que cumprir nosso dever com os cidadãos.”

Para viabilizar o projeto, o HU-UFMA firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que disponibiliza os profissionais e fornece os materiais didáticos necessários. A Escola conveniada é a Alberto Pinheiro, situada nas proximidades do hospital. As aulas são ministradas de forma individualizada, tendo por base as necessidades de cada um dos pacientes. Durante o evento, foi assinada a renovação do contrato do projeto até o ano de 2027.

Também estiveram presentes na solenidade, a secretária municipal de Educação de São Luís, Caroline Marques Salgado; a coordenadora do Programa Classe Hospitalar da Rede Municipal de Ensino de São Luís, Margareth Matos; demais autoridades; profissionais e familiares. O evento contou com a apresentação da Banda Municipal de São Luís e foi realizado no auditório do Centro de Referência em Endocrinologia e Hepatologia. A formatura da primeira turma do projeto aconteceu em 2022, com oito formandos.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013.  Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Por Danielle Morais