Hospital São Luís: Uma década de excelência e saúde humanizada

O Hospital São Luís, mais conhecido como HSLZ e pertence ao Grupo Mercúrio, há 10 anos presta serviços médicos e exames aos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN. E celebrou essa década de sucesso com uma emocionante solenidade par colaboradores e autoridades.

Localizado na Cidade Operária, o HSLZ cresceu exponencialmente mais de 400% ao longo dessa primeira década, tanto na quantidade de atendimentos e serviços prestados, mas principalmente no que diz respeito à qualidade dos serviços oferecidos, que tem como maiores diferenciais a excelência e a humanização. Desde o início da pandemia da Covid19 a atuação das equipes multidisciplinares de saúde foram determinantes para salvar centenas de vidas de maranhenses. Com uma expansão física realizada em tempo recorde, para ampliar a oferta de leitos de internação e UTI para a Covid19, o hospital foi sinônimo de excelência em saúde humanizada e inovação na crise.

“Em cima das dificuldades, criamos as oportunidades para inovar e superar os desafios, tendo sempre em mente e missão e o sonho de fazer do HSLZ e agora também o novo HSE, referências nacionais de excelência e saúde humanizada. Tratar cada paciente como nós gostaríamos de sermos cuidados se doentes estivéssemos, isso é o que nos move” frisou o Diretor Geral do HSLZ / HSE Plínio Valério Tuzzolo resumindo toda a jornada dele e de suas equipes nessa década.

O HSLZ criou um projeto de humanização visando aproximar com segurança as famílias dos pacientes isolados com Civid19. O projeto intitulado “Gestos que Curam” desenvolveu ações com arte terapia, música e até um traje plástico para que o visitante vestisse e pudesse abraçar o seu paciente sem risco de contaminação. As Altas Humanizadas foram outra ação de sucesso, com celebrações especiais realizadas a cada paciente curado da Covid19, afinal, era uma grande vitória de Deus, dos profissionais do HSLZ e das famílias.

Entre estes pacientes que travaram uma luta grande contra a COVID19, com direito a momentos dramáticos como a internação na UTI com o agravamento da doença, estava Marcos Martins. Ele só voltou para a esposa e para a filha após uma grande batalha, cheia de desafios, que ele venceu graças ao apoio dos médico, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem e demais equipes do HSLZ. Esses profissionais não o deixaram desistir quando até ele mesmo pensou que perderia essa luta. E agora recuperado, fez questão de participar com a família da solenidade que celebrou os 10 Anos do HSLZ, realizada pelo Grupo Mercúrio.

Momento de grande emoção foi quando o médico intensivista do HSLZ Dr. Aminadabe Hadad fez o lançamento do vídeo clipe da música de sua autoria, “Agradeço”, que mostra a luta dos profissionais de saúde para salvar as vidas em sua luta cotidiana. O clipe foi inspirado na história real do paciente Marcos.

Sob a direção geral do administrador hospitalar Plínio Tuzzolo e dos Diretores Executivas Édem Nicolau (Dir. Administrativo), Sílvia Mochel (Dir. Médica) e Beatriz Rosa (Dir. Enfermagem) o Hospital São Luís não parou de crescer e anunciou importantes ações para o ano de 2022 durante o evento, que contou com a presença do Presidente do Grupo Mercúrio Paulo Braid, do Conselheiro e Dir. do Laboratório Lacmar Vinícius Braid e de convidados como a Sec. Estadual Flávia Alexandrina (SEGEP); o consultor e ex- secretário de estado que fez o contrato inicial do HSLZ Fábio Godim; o Sup. da Vigilância Sanitária Estadual Edmilson Diniz, o Ver. Dr. Gutemberg Araújo, Vice – Pres. da Câmara Municipal de São Luís e médico do HSLZ, entre outras autoridades e colaboradores do HSLZ.

O Dir. Adm. Édem Nicolau apresentou dados estatísticos que demonstraram o crescimento do HSLZ em números, a exemplo do total de cirurgias realizadas que passou de 1.384 (2012) para 4.660 (2021); e do total de internações que em 2012 foi da ordem de 1.870 e em 2021 já está em 4.394. E em seguida fez o anúncio de mais uma inovação que visa tornar a experiência dos servidores usuários do HSLZ ainda mais cômoda e digital, com a implantação do Aplicativo “Meu HSE / HSLZ” que vai possibilitar tanto o agendamento de consultas e exames digitalmente, como também a realização de tele-consultas médicas pelo APP, que já está em processo de testes.

Em vídeo, o Pres. do Sindicado dos Servidores do Estado do Maranhão / SINDSEP Cleinaldo Castro atestou o alto grau de satisfação dos servidores e usuários do HSLZ nessa década de serviços muito bem prestados segundo ele:

“Antes do HSLZ o atendimento de saúde prestado a nós servidores do FUNBEN deixava muito a desejar, tínhamos muitas reclamações. No momento em que o Hospital São Luiz assumiu essa assistência, tudo mudou. Podemos atestar que hoje o HSLZ se iguala em excelência aos melhores hospitais privados do Estado e do país, os nossos colegas servidores estão muito satisfeitos com esse serviço”, disse o Pres. do SINDSEP.

Como prova dessa excelência consolidada ao longo de sua primeira década, o HSLZ foi convidado a ser o hospital modelo da SUVISA / Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual em seu novo projeto de segurança do paciente e controle de infecções. O anúncio foi feito pelo Sup. da SUVISA Edmilson Diniz durante a solenidade, e o início das ações dessa parcerias já acontecem em 2022.  

O Pres. do Conselho do Grupo Mercúrio, empresário Paulo Braid fez questão de agradecer a confiança e a parceria do Governo do Estado nesses dez anos, e em especial ao Governador Flávio Dino e à Sec. Estadual Flávia Alexandrina (SEGEP) que em sua gestão construiu o novo Hospital dos Servidores / HSE. E através de licitação ganha, também conta com a gestão do HSLZ / Grupo Mercúrio, além da continuidade de serviços do HSLZ aos servidores do FUNBEN.