O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Hospital público do Maranhão adota tecnologia para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares

Maranhão, maio de 2022 — Com a saúde centralizada, por vezes centros médicos enfrentam carência de especialistas, em especial, cardiologistas. Diante desse cenário, o médico Tenório Barros Amancio, responsável pela CentralCor Cardiologia e prestador de serviço no Hospital Macrorregional Presidente Dutra, em busca de reduzir a mortalidade em decorrência das doenças cardiovasculares, encontrou na tecnologia um meio para salvar vidas.

O Kardia, projeto desenvolvido pela Neomed, healthtech brasileira criada com o propósito de reduzir a distância entre os sintomas e o tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares, automatiza o fluxo de comunicação entre equipe do pronto-socorro e cardiologistas de plantão à distância, facilitando a integração de processos, a gestão e o controle da saúde populacional e o acompanhamento de indicadores com dashboards de apoio à tomada de decisão e ao diagnóstico médico rápido.

Implantado por meio de Parceria Público Privado (PPP) com a CentralCor Cardiologia para o Hospital Macrorregional Presidente Dutra, localizado na cidade Presidente Dutra, no Maranhão, o sistema também apresenta automações de Inteligência Artificial para apoio diagnóstico na análise e triagem automática do eletrocardiograma (ECG).

De acordo com o médico responsável pelo serviço de cardiologia do hospital, Tenório Barros Amancio, responsável pela análise e diagnósticos relacionados às doenças cardiovasculares, a solução tem como objetivo não só democratizar o acesso à medicina diagnóstica de qualidade para aqueles que são acometidos por doenças cardiológicas, como também trazer celeridade aos diagnósticos, o que vai ao encontro da premissa de que cada minuto é imprescindível para salvar a vida do paciente. “Tempo é coração e isso significa que agilidade e rapidez no diagnóstico são fatores decisivos em casos como o infarto agudo do miocárdio, muito conhecido como ataque cardíaco”, diz.

No setor da saúde há uma carência de médicos cardiologistas, isso se mostra mais crítico no atendimento emergencial, aponta o médico. “Antes da implementação do projeto, em decorrência da falta de cardiologistas, o laudo de um eletrocardiograma poderia levar de dois a três dias”, relata. “Em nossa região há pouca disponibilidade de médicos especialistas, e com a implantação do sistema Kardia, temos o laudo verificado por um time de cardiologista em até cinco minutos. Com isso, hoje conseguimos oferecer aos nossos pacientes acesso à medicina diagnóstica de qualidade, salvar vidas e até mesmo reduzir sequelas e manter a qualidade de vida do paciente”, diz o médico ao apontar o potencial da ferramenta para otimizar a área cardiológica do estado do Maranhão como um todo.

Resultados da implantação do Kardia

Com apenas um mês de funcionamento da plataforma, a equipe de plantão do final de semana conseguiu em tempo hábil atender e transferir para um hospital com mais recursos um paciente com infarto agudo do miocárdio e salvá-lo. O diagnóstico rápido permite apoiar a conduta da equipe médica de forma significativa.
 

No geral, com quatro meses de adoção do Kardia, a equipe de clínicos de emergência do hospital já soma relatos de profissionais com pacientes sendo salvos pela agilidade e qualidade que o sistema traz para o laudo do eletrocardiograma. Com os resultados obtidos, o Hospital Macrorregional de Presidente Dutra tornou-se referência na região. A expectativa é que a Secretaria de Saúde do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), também adote o projeto e o amplie para outros cinco hospitais.

Para o fundador e CEO da Neomed, Gustavo Kuster, a iniciativa está alinhada com o plano de expansão da healthtech na região Nordeste. “A estimativa para este ano é ampliar a atuação para 40 hospitais na rede privada e pública, por meio de parcerias com empresas privadas e, dessa forma, levar medicina diagnóstica de qualidade para as classes C, D e E”, pontua.

As soluções desenvolvidas pela healthtech brasileira já impactaram mais de 600 mil vidas e a empresa busca se tornar a melhor plataforma digital para doenças cardiovasculares no mundo. Para isso, desenvolve soluções integradas com foco na jornada digital do paciente cardiovascular, atuando na prevenção de doenças, diagnósticos e conduta médica cardiológica.

Atualmente, a Neomed oferece uma solução completa para a jornada do paciente cardiovascular, com ecossistema de tecnologia que atua em três verticais: o sistema Octopus: voltado para clínicas e laboratórios; o hub de tecnologia Kardia: destinado para hospitais e prontos-socorros, a plataforma ajuda no diagnóstico e na conduta médica de pacientes agudos; e o aplicativo Pulsar: com foco no engajamento e promoção da saúde, direcionado para empresas e operadoras da saúde.

Sobre a Neomed

A Neomed é uma healthtech brasileira criada com o propósito de reduzir a distância entre os sintomas e o tratamento de pacientes. Fundada em 2017, a Neo visa reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares no mundo, investindo continuamente em tecnologia para se tornar a melhor plataforma digital para diagnóstico e apoio à conduta médica em casos emergenciais e laboratoriais.

Para isso, a Neomed desenvolve soluções integradas com foco na jornada digital cardiovascular, atuando desde a prevenção de doenças, diagnósticos e conduta médica cardiológica. Com operação em todo território nacional, as soluções da healthtech são implementadas em clínicas, laboratórios, prontos-socorros, hospitais, operadoras de saúde e empresas.