Hospital Nina Rodrigues realiza a exposição Olhares com artesanato produzido por pacientes

Como parte da programação da campanha ‘Janeiro Branco’, o Hospital Nina Rodrigues, que integra a rede estadual de saúde, realizou, nesta terça-feira (17), a exposição itinerante Olhares. A Mostra com produtos de artesanato foi instalada no hall de entrada da sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e apresentou peças confeccionadas por pacientes da unidade psiquiátrica em oficinas terapêuticas. 

Ainda neste mês, a exposição Olhares percorrerá outros órgãos e unidades de saúde, como a sede do Serviço Estadual de Atenção Básica, no Almere Oficce/ Calhau; e o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão – Lacen, no Centro; além do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), localizado no Jardim Eldorado, no Turu.  

Pinturas em acrílico sobre tela, bolsas diversificadas – confeccionadas com materiais reaproveitados; utensílios para cozinha – como suporte para papel toalha, panos de prato, além de tiaras; e capas para almofadas, são algumas das peças em exposição, que se destacam pelo colorido e a beleza. As criações são resultado do trabalho realizado pelo núcleo de Oficinas Terapêuticas do Nina Rodrigues, que conta com terapeutas ocupacionais, artesãos, entre outros profissionais.

Todo o material está à venda e o valor arrecadado é utilizado em benefício dos participantes das oficinas. A diretora do hospital psiquiátrico, Leilane Campos, explica que um dos objetivo da exposição ‘Olhares’  é levar para a sociedade o importante trabalho desenvolvido pela equipe do Hospital Nina Rodrigues com pessoas que estão em situação de sofrimento mental, que, conforme explicou, vai além da terapia com medicação. 

“O foco do Hospital Nina Rodrigues é promover saúde e bem-estar para as pessoas em tratamento de sofrimento mental. Para tanto, além da parte medicamentosa, o trabalho das nossas equipes inclui as oficinas terapêuticas, cujo intuito é desenvolver habilidades e estimular a ressocialização dos nossos pacientes. São inúmeras atividades, como a prática de exercícios físicos, sessões de acupuntura, auriculoterapia, meditação, entre outros. Um trabalho que faz toda a diferença na melhoria da saúde física e mental ”, enfatizou Leilane.

Pertencente à rede estadual de Saúde, o Nina Rodrigues é o único hospital porta aberta do Maranhão, referenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento de transtornos psiquiátricos. Administrada pela Secretaria de Saúde (SES) em parceria com o Instituto Vida e Saúde (Invisa), a unidade abriga um complexo de saúde que oferece tratamento humanizado para os mais diversos quadros de transtornos mentais, de todas as faixas etárias, tais como: depressão, tentativas de suicídio, automutilação, surtos psicóticos, entre outros. 

Além de apreciar a exposição, servidores e visitantes da SES puderam participar de sessões de auriculoterapia, ventosaterapia e bandagem realizadas pela equipe de Práticas Integrativas do Hospital Nina Rodrigues. 

Janeiro Branco

A campanha Janeiro Branco, que em 2023 tem como tema “A vida pede equilíbrio”, tem como objetivo desenvolver atividades que conscientizem a população sobre a importância de cuidar da saúde mental.