Helena Duailibe apresenta PL que regulamenta profissões de cozinheiro e gastrônomo no Maranhão

A deputada Helena Duailibe (Solidariedade) protocolou, na quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Maranhão, um Projeto de Lei que visa regulamentar as profissões de cozinheiro e gastrônomo, no Maranhão.

O PL estabelece, ainda, o piso mínimo de R$ 1.500 reais para cozinheiro e de R$ 2.700 reais para gastrônomo. A parlamentar destacou que a iniciativa visa fortalecer a indústria e o comércio maranhense.

“Essa proposição vai permitir a melhoria da qualificação desses profissionais.  Afinal, eles prestam serviços à sociedade, portanto, precisam ter sua profissão regulamentada com todos os seus direitos e deveres para executar o trabalho”, afirmou Helena Duailibe.

Na tarde de quarta-feira, a deputada esteve com o secretário estadual da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, para tratar sobre o tema. O titular da Seinc garantiu a certificação e a qualificação dos profissionais, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e com o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Maranhão (Sindbares-MA).

“Esse projeto é importantíssimo para o Maranhão. Quando for aprovado pela Assembleia, nós vamos juntos buscar a qualificação e a certificação dos profissionais no nosso Estado”, disse Simplício Araújo.

A reunião contou também com a presença da presidente do Sindbares-MA, Camila Di Minda, e do presidente da Abrasel,  Gustavo Araújo.