Geral

Harmonização e lançamento de espumantes abre a temporada de eventos no Atelier Don’Anna

O espumante está sempre em alta, nos 365 dias do ano, seja para brindar no Réveillon, no almoço de Páscoa, no Dia dos Namorados, ou simplesmente celebrar a vida. Além de ser uma bebida sempre especial para momentos de comemoração, o fermentado nacional também vive um período festivo na economia. A venda no Brasil cresceu consideravelmente em relação a anos anteriores, apontam dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Segundo o Instituto, de 2017 para 2018 este índice aumentou 14%.

A bebida se adequa a vários gostos, seja nature, extra brut, brut, seco, demi-sec e doce. Foram essas algumas das variações de espumantes saboreadas durante a Harmonização Amitié, que deu largada à programação de cursos do mês de novembro no Atelier Gastronômico Don’Anna, do Grupo Mateus. 

A marca Amitié, celebra a amizade entre a  sommellière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande Doro. “Amitié no francês é amizade no português e traduz também o intuito da marca, ser o elo de celebração de bons momentos que compartilhamos ao saborear um bom espumante ou vinho”, explicou sommellière Andreia Gentilini Milan por videoconferência. 

Harmonização

O evento contou com um cardápio de dar água na boca. Foram quatro pratos harmonizados com espumantes e vinhos, além da entrada e finalização. “Além de marcar o mês de programação do Atelier, a harmonização lança com exclusividade os espumantes da vinícola Amitié”, revelou Raquel Aciole, gerente comercial do Spazio e sommelière do Grupo Mateus.

Para a entrada, a escolha foi o espumante Amitié Brut que harmonizou perfeitamente com mesa de frios e antepastos. Já para o primeiro prato, sobrecoxa desossada a provençal com purê de abóbora, a escolha foi o espumante Amitié, produzido com 100% de  uva Chardonnay. A segunda experiência ficou por conta do vinho Sauvignon Blanc, que conta com frescor e aromas intensos, harmonizado com o filé de tilápia com molho de laranja e gengibre com farofa de castanha, uma combinação marcante. 

O vinho Amitié Rosé Merlot compôs a terceira harmonização com Sofioli de Camarão. A vivacidade, frescor e aromas intensos da bebida trouxe ao prato uma presença atraente e refrescante. Já a quinta harmonização ficou por conta do Escalope de filé com shimeji e o Amitié Pinot Noir, um vinho tinto que esbanja elegância, com aromas frutados e boa persistência gustativa, sem deixar de ser delicado. Para fechar a noite o escolhido foi o famoso Moscatel da Serra Gaúcha, Amitié Moscatel, espumante reconhecido entre os melhores do mundo. 

Exclusividade

Com sabores e aromas únicos, os espumantes Amitié Brut, Amitié Tradicional e Amitié Moscatel são produtos de exclusividade das adegas dos Spazio Mateus. Os espumantes chegaram há pouco mais de três meses e já encantam o paladar dos amantes da bebida. “Somos os únicos no Maranhão a ter os espumantes Amitié. É uma marca que celebra a amizade. Além de serem produtos produzidos com total segurança e qualidade, os espumantes e vinhos Amitié são considerados referência no mercado”, lembrou Raquel Aciole. 

Outra exclusividade que em breve chegará às adegas do Grupo Mateus são os vinhos da Amitié. Quem participou da harmonização teve a oportunidade de saborear em primeira mão essa novidade. “Amitié Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Amitié Rosé Merlot são vinhos considerados tranquilos e com baixo teor alcoólico que ainda vão chegar em nossas adegas. Durante a harmonização o público pode conhecer um pouco dos novos produtos e experimentar essa novidade”, contou a sommelière do Grupo Mateus.