.

Habitar no Centro: Governo faz reunião com beneficiários do Edifício Governador Archer

O Governo do Estado, por meio da secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), realizou, na tarde de segunda-feira (23), uma reunião com as 14 famílias de baixa renda beneficiadas com moradia digna no Edifício Governador Archer, localizado na Avenida Magalhães de Almeida, no Centro Histórico de São Luís.

O objetivo da reunião foi dialogar com os moradores sobre os trâmites finais para a entrega das unidades habitacionais do empreendimento, bem como discutir sobre as questões condominiais e o termo de cessão de uso das moradias. Na oportunidade, foi informado aos beneficiários que o prédio está passando pelos últimos ajustes e a previsão é de que seja inaugurado no mês de setembro.

A iniciativa, de execução da Secid, faz parte da ação Habitar no Centro, no âmbito do programa Nosso Centro. A ação tem o objetivo de promover o uso habitacional de imóveis localizados em áreas de interesse de preservação do Centro Histórico da capital maranhense. 

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, Márcio Jerry, destacou a importância da ação. “Estamos cumprindo mais uma meta do programa Nosso Centro através da Secid. Para nós do Governo, essa obra tem um significado muito importante, tem valor em todas as dimensões. São unidades habitacionais que serão entregues com toda segurança jurídica e que garante a cada família o direito fundamental que é a moradia digna”, disse.

O gestor estadual falou ainda que “o Programa Nosso Centro, com várias ações em níveis diferentes, tem realizado muitas melhorias no Centro Histórico de São Luís, promovendo a ativação da economia, estimulando novos negócios, a circulação de pessoas, gerando emprego e renda na região, além de preservar o patrimônio histórico”, ressaltou Jerry.

O coordenador do Programa Nosso Centro na Secid, Daniel Sombra, disse que “como parte do processo de ocupação do prédio, estamos mobilizando as famílias para tratar sobre o termo de cessão de uso das unidades habitacionais, das obrigações condominiais e também para discutir sobre a mudança dessas famílias para as moradias”, explicou.

Participaram também da reunião o defensor Público Estadual, Marcos Monteiro, e a coordenadora do Departamento Social da Secid, Daniele Ferreira e demais técnicos.

Uma das contempladas com a moradia, Paloma Aroucha, falou que está muito feliz e não vê a hora de mudar para sua nova casa. “Queremos agradecer à Secid por ter nos apoiado nessa causa, ao governador Flávio Dino e ao secretário Márcio Jerry por desenvolverem esse belo trabalho que está transformando o Centro Histórico de São Luís”, evidenciou.

Habitar no Centro

A ação Habitar no Centro, um dos eixos do Programa Nosso Centro, tem como objetivo articular as políticas de habitação e de requalificação de prédios históricos, com a finalidade de promover o uso habitacional de imóveis localizados em áreas de interesse de preservação do patrimônio cultural edificado.