Grupo reflexivo para mulheres debate empoderamento feminino
O Ministério Público do Maranhão realizou, na tarde desta quarta-feira, 31, no auditório da Casa da Mulher Brasileira mais um encontro do grupo reflexivo para mulheres. Com o tema Empoderamento feminino, a palestrante Cleudilene Lisboa, que é assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), desenvolveu uma dinâmica para ouvir as experiências das participantes e estimular o acolhimento entre elas.
A promotora de justiça Selma Regina Souza Martins, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís, explicou que os encontros quinzenais são realizados com mulheres que têm medidas protetivas de urgência (MPU) deferidas. “O grupo objetiva desenvolver a troca de experiências e monitorar as necessidades relativas à extensão das medidas protetivas, ao acolhimento psicológico, à violência patrimonial bem como solucionar quaisquer dúvidas relativas às MPUs”, explicou.
Também participou do debate a promotora de justiça Lana Cristina Barros Pessoa, coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas do MPMA. O NAV atua em três eixos de atendimento às vítimas: assistência psicológica, social e jurídica. “Quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, participamos dessa roda de conversa, que serve ao alívio psíquico dessas mulheres e ao direcionamento para solucionar problemas relativos à violência sofrida e assistir as vítimas secundárias dessa violência”, destacou a promotora.
No encontro, que reuniu 20 mulheres, foram debatidos temas como equidade de gênero, participação política, liderança e empatia. Uma das participantes, a advogada Conceição Lima, destacou que o grupo serviu para uma mudança de visão. “Aqui é o lugar certo para a mulher, seja nova, seja idosa. É preciso desenvolver a reflexão sobre nossa força. Eu, com 80 anos, quero trazer outras mulheres, amigas, pois aqui é um lugar de crescimento”, afirmou.
A psicóloga Laise Verde considerou a vivência do grupo uma experiência única. “É muito interessante, é um ponto de partida para entendermos como está nossa relação com a própria imagem, compreensão do que é ser mulher, da nossa força, da nossa voz e já planejo participar dos próximos”.
GRUPO REFLEXIVO PRA MULHERES
Em 2022 a participação no grupo era reduzida a mulheres com medidas protetivas deferidas, já em 2023 o Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, estendeu os encontros ao público feminino em geral. “Além do acompanhamento da medida protetiva o grupo serviu como canal direto para essas mulheres. Demandas relativas a demais assuntos como saúde ou educação também são encaminhadas às promotorias especializadas. O que nós queremos é aproximar cada vez mais o MPMA dessa mulher” enfatizou Selma Martins.