Grupo Mateus inaugura primeira biblioteca corporativa

A leitura promove a empatia, a capacidade de compreender diferentes pontos de vista e aprimora a inteligência emocional, habilidades essenciais para o sucesso nos ambientes de trabalho modernos e colaborativos. Além disso, o hábito ajuda a disseminar bons conteúdos e permite utilizar ferramentas, sobretudo tecnológicas, como um recurso educacional. Todos esses benefícios nortearam a criação da Biblioteca Maria Firmina dos Reis, uma iniciativa do Grupo Mateus para seus colaboradores em São Luís. 

O projeto é gerenciado pela Diretoria de Educação Corporativa do Grupo Mateus, através da UniMateus, e inicialmente foi idealizado pelo Diretor Executivo de RH, Régis Ramos. “Inaugurada no dia 17 de março de 2023, seu acervo diversificado e estrutura foram desenvolvidos para atender às demandas informacionais dos analistas responsáveis por produzir os treinamentos e cursos, dos trainees da universidade corporativa, no auxílio aos setores na execução de suas atividades e para proporcionar lazer, através da leitura, para todos os colaboradores”, explica Régis.

Assim como a Universidade Corporativa UniMateus, a biblioteca está localizada no prédio da Black Swan, no bairro da Cohama, na capital maranhense. Atualmente, o setor atende aos colaboradores do Administrativo geral, RH e Pulse, e conta com um acervo de mais de 2.000 títulos dos mais variados assuntos: desde os técnicos, relacionados à administração de negócios e de pessoas, direito e tecnologia da informação (TI), assim como temas literários de ficção, romance, aventura, poesias, contos, infantis, religião, ciência sociais, filosofia, biografias entre outros.

O diretor ressalta, ainda, a criação de uma biblioteca virtual para alcançar todos os colaboradores. “Além do espaço físico, em breve, será implantada uma biblioteca virtual para atender os mais de 50 mil colaboradores lotados nos nove estados do Brasil em que a empresa possui lojas. O acervo, com e-books e audiolivros, será disponibilizado também para os familiares dos colaboradores”, afirma.

Hoje, a biblioteca possui dois projetos que a auxiliam na divulgação de seu espaço e serviços: o Clube do Livro, com reuniões mensais presenciais entre colaboradores, nas quais os clubistas debatem sobre temáticas previamente escolhidas dos livros que compõem o acervo; e o Podioteca, um podcast literário com episódios quinzenais, que recebe convidados para debater resenhas e fazer boas indicações de leituras.