Grupo Mateus deve crescer mais que o Carrefour nos próximos três anos, diz Ágora

Encarado como um player de dimensões nacionais, mas com atuação de regional, o Grupo Mateus (GMAT3) tem começado a atrair as atenções dos investidores, especialmente dos fundos de investimento.

Com o início da cobertura, a Ágora Investimentos já projeta um ganho atrativo para as ações da varejista norte-nordestina.

Com base no estudo de dados, a casa de análises vê um espaço significativo para expansão nos três estados onde o Grupo Mateus opera atualmente (MaranhãoPará Piauí), além dos próximos dois estados vizinhos de Tocantins e Ceará.

“Uma questão que diferencia Grupo Mateus dos players nacionais é a inclusão dos supermercados no plano de expansão, bem como o conceito atacarejo de alto crescimento”, destacam os analistas Richard Cathcart e Flávia Meireles, que assinam o relatório.

Para eles, tal dinamismo permite à varejista atingir cidades pequenas e grandes em toda a região.

Hoje, o Grupo Mateus está operando em apenas 36 das 188 cidades com população maior que 25 mil habitantes nos Estados de origem e, portanto, há bastante espaço antes de conquistar as regiões do Tocantins e do Ceará.

É possível que a empresa abra lojas mais rapidamente do que a Ágora assume em seu cenário-base, dados os recursos do IPO.

“Estimamos um crescimento da área de vendas de 17% para o Grupo Mateus no período de 2020 a 2023, ante 7% do Carrefour Brasil (CRFB3); dado um histórico sólido, marca bem conhecida e forte balanço obtido“, compara a dupla de analistas.

Veja na tabela abaixo os detalhes de recomendação de compra da Ágora para as ações do Grupo Mateus:

EmpresasTickerPreço-alvo (R$)Valorização (%)
Grupo MateusGMAT31128