Grupo do Maranhão se apresenta no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE)
O estado do Maranhão está representado no Festival Nordestino de Teatro (FNT) de Guaramiranga, no Ceará com o Grupo Xama Teatro (MA) e o espetáculo A Vagabunda – Revista de uma Mulher Só. O grupo integra a programção da Mostra Nordeste no festival, que acontece de 12 a 19 de setembro, com uma programação diversa, construída a partir do tema “Dramaturgia e inclusão”.
Grupo que atua há 15 anos no estado do Maranhão, sob a coordenação de mulheres atrizes. A Vagabunda, Revista de uma mulher só é um espetáculo que dialoga diretamente com a temática, sendo uma reflexão cênica contemporânea sobre a presença, a permanência e a resistência das mulheres, nos espaços de criação artística e na sociedade. Escrita por três dramaturgas (Gisele Vasconcelos, Nádia Ethel e Nicolle Machado) a obra se ergue a partir das vedetes e das mulheres artistas que atuaram há mais de um século, para estabelecer pontes com os desafios, lutas e sobrevivências ainda vigentes para as mulheres na atualidade.
Sobre o Festival
Realizado anualmente na cidade serrana cearense, localizada no Maciço de Baturité, a cada edição o FNT levanta questões que relacionam o fazer e o pensar teatral a temas sociais, humanos, ambientais e contemporâneos, contribuindo com a formação de espectadores e o pensamento crítico.
A temática desta edição inspirou a curadoria das mostras, assim como deverá nortear os debates e os intercâmbios de experiências entre artistas e pesquisadores das artes cênicas com atuação no Nordeste e outras regiões, presentes no festival. Para a composição da programação artística, a curadoria teve um olhar mais sensível para a participação de grupos, artistas e espetáculos, cujas trajetórias, experiências e abordagens guardam relações com temas da inclusão.
