Grupo de Santa Catarina visita São Luís para conhecer ações da Prefeitura voltadas para a preservação e conservação do patrimônio histórico

A Prefeitura de São Luís recebeu um grupo de representantes da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (Asbea-SC) para conhecer as ações desenvolvidas em torno da preservação e conservação do patrimônio histórico da capital maranhense. A programação, que ocorreu na quinta (18) e sexta-feira (19), incluiu apresentações, discussões e visitações em locais onde são desenvolvidos trabalhos pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

O objetivo do grupo foi conhecer e entender como essas ações foram organizadas e implementadas e levar os conhecimentos adquiridos aqui para serem aplicados em Santa Catarina. Para a presidente da Fumph, Kátia Bogea, esse reconhecimento de instituições sobre as ações da Prefeitura de São Luís mostra que o trabalho que está sendo realizado pela gestão do prefeito Eduardo Braide está no caminho certo.

“A importância dessa visita é saber que estamos no caminho certo, sendo referência. Nós estamos pautando, no Brasil, o caminho certo para tratamento do patrimônio cultural do nosso país. A Fumph está com uma equipe extremamente qualificada e, nesses dois anos da gestão do prefeito Eduardo Braide a gente conseguiu fazer ações que estão virando referência nesse país”, destacou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.

A Associação teve conhecimento dessas ações realizadas em São Luís, por meio de uma apresentação feita pela Fumph em um evento chamado “Cau Portas Abertas”, realizado em Santa Catarina. A partir dessa apresentação, a associação sentiu interesse em conhecê-las de perto.

“Nós ficamos muito impressionados como a Prefeitura de São Luís conseguiu caminhar e a gente veio aqui conhecer pessoalmente todo esse trabalho, como está sendo essa gestão e se inspirar nisso. A gente achou muito interessante, como voluntários que somos dentro da Asbea, poder aprender um pouco dessa maneira de estar levando essas grandes ideias da educação na arquitetura, no urbanismo, na linha até do patrimônio, e trazendo a comunidade junto”, afirmou Ronaldo Matos Martins, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (Asbea – SC)

Ações

Entre as ações apresentadas ao grupo de visitantes estão: as reabilitações urbanas da Rua do Sol e Rua da Paz; a obra de requalificação e de restauração do Complexo Trapiche Santo Ângelo; o inventário de Referências Culturais do Quilombo Urbano Liberdade; Memorial da Diáspora Africana; programa Patrimônio nas Escolas; programa Canteiro Escola 1ª Edição – Mercado das Tulhas; programa Canteiro Escola 2ª Edição – Palácios Arquiepiscopal e do Comércio.

Em São Luís o grupo participou de apresentações e discussões na sede da Fumph, seguida de uma visitação por suas dependências. Visitaram a sede do futuro Museu do Azulejo, Complexo Trapiche Santo Ângelo, Praça das Mercês e Memorial da Diáspora. Também conheceram o Equatorial LAB, na Rua do Giz.

Os integrantes da Asbea conheceram ainda o projeto Canteiro Escola, os Palacetes da Rua Formosa 46, Rua do Sol e Rua da Paz, além do Centro de Interpretação do Patrimônio e Edifício Graça Aranha.