Governo zera fila para pequenos procedimentos cirúrgicos no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos
O Governo zerou a fila para pequenos procedimentos cirúrgicos no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Nos últimos dois meses, 362 crianças foram atendidas pela unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação faz parte do Programa Mais Cirurgias e beneficiou pacientes de 0 a 14 anos com procedimentos de Postectomia, Frenectomia Lingual, tratamento cirúrgico de Polidactilia e Troca da Sonda de Gastrostomia (GTT).
Nesta sexta-feira (27), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou os atendimentos. “Quando pensamos no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, pensamos em referência para o atendimento pediátrico. Ao longo desses últimos dois meses, foram mais de 360 procedimentos realizados, o que possibilitou zerarmos a demanda de pequenas cirurgias na unidade, reforçando o compromisso do Governo de acelerar as cirurgias eletivas represadas pela pandemia”, afirmou.
A cirurgia de Postectomia consiste no processo de circuncisão, que é a remoção do prepúcio do órgão sexual masculino. Já o procedimento de Frenectomia Lingual é a retirada do frênulo, também conhecido como “freio”, localizado abaixo do lábio superior. Também foi oferecido tratamento cirúrgico de Polidactilia, que é a reparação e retirada de dedos-extras que não possuem ossos, e a troca da Sonda de Gastrostomia (GTT).
Segundo a diretora administrativa do Juvêncio Mattos, Andrea Dutra, as cirurgias foram rápidas e possibilitaram que as crianças pudessem receber alta no mesmo dia. “Os pacientes contemplados já recebiam atendimento ambulatorial no hospital e aguardavam pela cirurgia via Central de Regulação Estadual. O próximo passo agora é identificar os pacientes infantis à espera de intervenções de grande porte, em especial na especialidade de Herniorrafia”, explicou.
Para Rosilane Batista, o bem-estar da filha Gabrielle Moraes, de 10 anos, é o que mais importa. “Por algum tempo eu e ela ficamos desanimadas nos questionando se daria certo, mas esse dia felizmente chegou e logo estaremos em casa também”, compartilhou. “Eu estou um pouco ansiosa, mas também muito feliz”, acrescentou Gabrielle.
Daniele Ribeiro levou o filho Júlio César Ribeiro, de um ano e oito meses para fazer a cirurgia de retirada do frênulo. “Quando ele nasceu não chegaram a detectar o freio lingual, até em outubro do ano passado o problema foi observado durante uma consulta de rotina. O dia da cirurgia chegou e eu estou muito grata a Deus por tudo isso”, comentou.
O Programa Mais Cirurgias é uma estratégia do Governo do Maranhão que tem por objetivo dar celeridade à realização de procedimentos cirúrgicos eletivos.