.

Governo vistoria obras da nova agroindústria de polpa de frutas na zona rural de São Luís

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro, acompanhado pelo titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão, e pelas equipes da Sagrima e Semapa, realizaram, na quarta-feira (24), uma visita de vistoria às obras de construção do prédio que sediará a nova agroindústria de beneficiamento à produção de polpas de frutas da zona rural de São Luís. A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo do Estado do Maranhão, através da Sagrima, e a Prefeitura de São Luís, através da Semapa e da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed).

Durante a vistoria, Sérgio Delmiro, além de acompanhar o andamento da obra de construção da agroindústria de polpa de frutas, discutiu com o secretário da Semapa questões referentes à gestão da agroindústria, além da necessidade de execução de projetos de capacitação dos produtores que lá trabalharão.

“A construção da agroindústria de polpa de frutas é algo muito importante para os produtores da zona rural de São Luís, à medida que proporcionará a industrialização da produção local, potencializando assim o fornecimento do produto natural, para além de adaptar-se, consequentemente, às exigências de um mercado cada vez mais crescente”, afirmou o secretário.

O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão afirmou que a expectativa é de que a sede da agroindústria seja entregue muito em breve.

“O novo polo industrial, além de agregar mais valor à produção dos pequenos empreendimentos rurais de produção de polpa de fruta, que geralmente utilizam mão-de-obra familiar, beneficiará os estudantes da Casa Familiar Rural, local onde a agroindústria está sendo construída”, destacou.

Sâmara Tanabi, diretora da Casa Familiar Rural, pontuou que a Casa, mantida pela Semed, é voltada para educação dos filhos de produtores rurais da região, ressaltando ainda o marco que a agroindústria representa para os produtores da região que terão sua produção multiplicada.

A Casa Familiar Rural é uma instituição educativa do município de São Luís, que oferece aos jovens da zona rural formação integral, com base na consciência ecológica, empreendedorismo e sustentabilidade.

Na parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís para a construção da agroindústria, a Sagrima atua viabilizando a construção do prédio, bem como os maquinários necessários para a linha de produção. A Semapa, por sua vez, atua como gestora do projeto, coordenando todo processo de produção, juntamente com as cooperativas. E a Semed, mantenedora da Casa Familiar Rural, cedendo parte do terreno da Casa para construção da agroindústria.