Governo visita equipamentos educacionais na Avenida Quarto centenário

“Eu moro no bairro da Liberdade há mais de 9 anos. Eu me considero quilombola, e levo sempre comigo a luta quilombola, mobilizando a juventude a lutar também pelas políticas públicas que devem existir no Maranhão. Devemos sim lutar juntos! Agradeço a vocês por continuarem a levar essa luta junto conosco”. Foi com essa fala do estudante Allan Pereira, que o governador em exercício, Paulo Velten, a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, e comitiva foram recebidos, na manhã desta terça-feira (14), no Centro Educa Mais Professor Luís Alves Ferreira, na Avenida Quarto Centenário, no bairro da Liberdade.

A escola integra um conjunto de obras construídas e entregues pelo Governo do Maranhão nos últimos três anos, como parte do plano de urbanização para a área da Liberdade, uma das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Rio Anil), executado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

No total foram visitadas seis obras realizadas na comunidade. A visita teve como objetivo verificar os resultados na vida dos grupos sociais beneficiados com as ações. No Centro Educa Mais Professor Luís Alves Ferreira, escola que atende a 495 alunos com Ensino Integral, a comitiva percorreu as dependências do prédio escolar e conversou com estudantes, professores e gestores. 

“Aqui a gente verifica uma atividade educacional plena, em tempo integral, aquilo que no passado foi idealizado por homens como Anízio Teixeira, Darcy Ribeiro, que viram na educação em tempo integral a saída para essa juventude inteligente, talentosa e que muitas vezes não têm oportunidade. Aqui a gente está vendo um trabalho fantástico de toda a equipe da educação, a secretária Leuzinete, num trabalho coordenado com gestores e professores competentes. A gente percebe a alegria e o entusiasmo dos estudantes, como eles valorizam este espaço. Portanto, é sinal de que estamos no caminho certo”, pontuou o governador em exercício, Paulo Velten. 

“O que nos vimos nesses espaços é o exemplo claro de que a educação pode ser um potencial extraordinário de transformação de uma realidade. Nós temos um modelo exitoso de uma educação voltada para os mais vulneráveis. Em comunidades como essa, vem o Estado com um conjunto de ações estratégicas nas áreas de educação, saúde, segurança, trabalho e renda. É o governo Carlos Brandão que segue priorizando a educação, trazendo esses modelos exitosos para a educação do nosso estado, como via de transformação pela cidadania, pela educação, pela transformação social do Maranhão”, destacou a secretária Leuzinete Pereira da Silva.

“É uma alegria muito grande, porque é uma pessoa que representa o Governo do Estado, que vem ver as nossas necessidades e o que a escola tem de melhor para oferecer a estes estudantes do bairro da Liberdade, uma comunidade que muito precisa de atenção”, destacou Sandra Torres, gestora geral da escola.

“Eu gostei muito de cada presença que teve aqui hoje, em questão da motivação que o governador nos deu, contando uma história de superação. Cada motivação trazida ‘pra’ dentro da escola é maravilhoso”, disse Pedro Lucas Lindoso. 

Creche da Liberdade

A comitiva também visitou o Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade, primeira Creche de Tempo Integral da rede estadual de ensino, inaugurada pelo Governo do Estado em 2021. 

A creche atende a 105 crianças de 1 a 5 anos de idade. E além de toda estrutura escolar, também conta com um espaço com três consultórios, atendimento pediátrico duas vezes por semana; e diariamente atendimento com psicólogo e equipe de enfermagem. Caso uma criança da creche precise de atendimento especializado, é encaminhada para o Hospital Infantil Juvêncio Matos ou para a Casa de Apoio Ninar, no caso das crianças com deficiência. 

O governador e secretários conheceram de perto toda essa estrutura e o trabalho feito na escola em benefício das crianças e das famílias da comunidade. Viram a alegria dos pequenos estudantes vivenciando as atividades lúdicas. 

“A gente está muito feliz em receber os gestores maiores, porque toda a ação da gestão maior se desdobra aqui, que somos as unidades fins, aqui que as coisas finalizam. Então, para nós é muito importante que eles possam visualizar o resultado das ações”, disse Márcia Porto, gestora da creche.