O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Governo segue investindo para expandir assistência à saúde na Região Tocantina

O Governo do Estado segue investindo na Região Tocantina na área da Saúde, a fim de ampliar o acesso da população à assistência especializada. Neste ano, novos importantes investimentos foram feitos na região com a entrega de nova ala de leitos de UTI no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, e a inauguração da Policlínica em Açailândia, a décima da rede estadual de saúde. A Policlínica de Açailândia foi entregue na última quinta-feira (04) e já começou a receber pacientes.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, com exceção da nefrologia, para todos os demais serviços especializados em Saúde, os moradores de Açailândia tinham que se dirigir à Imperatriz.

“Com o funcionamento da Policlínica de Açailândia, realizando consultas e exames especializados, a população terá uma resposta mais rápida, sem precisar se deslocar para outra cidade. Esse fluxo de regionalização, de ampliação dos serviços, mesmo em meio a essa crise, é um esforço enorme que o Estado tem feito exatamente nesse sentido, de ofertar mais, de cuidar mais das pessoas e de entender regionalmente cada localidade”, destaca Carlos Lula.

Com a Policlínica de Açailândia, a população conta agora com especialidades como mastologia com biópsia, urologia com anátomo (diagnóstico via exame macroscópico), dermatologia, otorrinolaringologia, cardiologia e oftalmologia com exames de rotina. A unidade também vai garantir suporte em proctologia, nefrologia para doentes renais crônicos em estágio 4 e 5, bem como obstetrícia (pré-natal de alto risco) e pediatria (alto risco).

Também são ofertados serviços de apoio ao diagnóstico. Além de atendimento ambulatorial, a unidade disponibilizará ainda exames de radiologia, eletrocardiograma, ecocardiograma, Holter, M.A.P.A, incluindo endoscopia, análise clínica, ultrassonografia e mamografia.

Para o diretor-geral da unidade, José Neto, a implantação de uma Policlínica da Região de Saúde de Açailândia, possibilita atendimento especializado para os moradores dos 18 municípios que compõem a regional.

“Esse equipamento veio para somar, ajudar a Região de Saúde de Açailândia, reduzir o fluxo desses pacientes para Imperatriz e, consequentemente, auxiliar os municípios em relação aos atendimentos dos seus munícipes”, afirma o diretor José Neto.

A população recebeu o novo equipamento de saúde com festa. “É muito bom ter uma unidade de saúde próxima de casa. Deus queira que eu não precise utilizar, mas sei que, quando eu necessitar de um procedimento mais específico pelo SUS, não vou mais precisar me deslocar para Imperatriz”, comemora a aposentada Alzira da Silva, 85 anos.

A unidade, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, vai atender também pacientes de municípios vizinhos. Os encaminhamentos dos pacientes serão feitos pelas Secretarias Municipais de Saúde de cada cidade.

Rede de assistência

Na Região Tocantina, o governo possui uma rede de assistência à saúde para atender a população. Além da Policlínica de Açailândia, que oferece agora um atendimento especializado, a região dispõe, na cidade de Imperatriz, do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, que recebeu recentemente mais 11 leitos de UTI, e Hospital Materno Infantil, que dispõe de leitos de UTI adulto e infantil.

Em breve, a região contará também com 10 leitos de UTI Materna. Outro equipamento disponível na cidade é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bernardo Sayão, que atende urgência e emergência.