"
Geral

Governo reforma prédios de moradia dos servidores públicos no Centro Histórico

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), iniciou, nesta semana, as obras de reforma dos prédios de moradia dos servidores públicos, no Centro Histórico de São Luís. A iniciativa faz parte do Projeto Habitar no Centro que tem como objetivo articular políticas públicas que resultem na requalificação de imóveis ociosos e/ou degradados para uso habitacional em áreas de interesse de preservação do patrimônio cultural edificado.

Nesta etapa, serão revitalizados quatro casarões: um na Rua João Gualberto, outro na Rua do Giz, outro no Beco da Pacotilha e mais um na Rua da Estrela. As obras estão orçadas no valor de R$ 850 mil e o prazo para a conclusão é de seis meses. O projeto de reforma dos imóveis prevê serviços de manutenção preventiva nas áreas comuns, telhado, novas instalações elétricas e hidráulicas, reboco e pintura.

De acordo com o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, a reforma dos imóveis contribui para o incentivo à habitação. “Estamos trabalhando em conjunto com vários órgãos da esfera estadual, em parceria com a iniciativa privada, implementando políticas públicas como forma de criar condições que resultem na requalificação de imóveis ociosos ou degradados, para uso habitacional em áreas de interesse de preservação do patrimônio cultural edificado”, ressaltou.

Programa Habitar no Centro

O Habitar no Centro, um dos eixos do Programa Nosso Centro, tem como objetivo articular as políticas de habitação e de requalificação de prédios históricos, com a finalidade de promover o uso habitacional de imóveis localizados em áreas de interesse de preservação do patrimônio cultural edificado.

A iniciativa é uma estratégia dentro do programa Nosso Centro, que além da locação social, o programa promoveu ações como: Cheque Minha Casa para 300 famílias da região central da cidade; os projetos de habitação de interesse social no Centro e moradia na região para servidores públicos.