Governo realizou quase 8 milhões de atendimentos e procedimentos em 17 policlínicas no Maranhão


Com 17 Policlínicas instaladas na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Governo do Maranhão contabilizou, entre os anos de 2019 a 2023, mais de 7,9 milhões de atendimentos e procedimentos para a população. 

“Nossa missão é cuidar de todos, por isso, o crescimento do atendimento da rede estadual de policlínicas também tem sido ampliado ano a ano no Maranhão, sempre observando e articulando com os demais gestores do SUS o fortalecimento e a promoção da saúde da população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

Das 17 unidades, oito funcionam em São Luís. São elas: Cidade Operária, Cohatrac, Diamante, do Idoso, Vila Luizão, Vinhais, da Criança (Cohab) e Coroadinho. No interior, o modelo de serviço de saúde foi instalado em Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Matões do Norte, Presidente Dutra, Santa Inês, Codó, São Bento e Caxias.

De acordo com a SES, a descentralização do atendimento das policlínicas é realizada com base em critérios técnicos e assistenciais no Maranhão. Entre os principais serviços ofertados pelas unidades, estão consultas médicas em Cardiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Endocrinologia, Vascular, Obstetrícia e Dermatologia, além do suporte de diagnóstico por imagem com Ultrassonografia, Radiologia, Tomografia e Mamografia.

Inaugurada em 2020, a Policlínica Diamante é referência para pessoas com Diabetes, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas, com apoio de Clínico Geral, Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo e Sala de Curativo, Serviço Social, Educação Continuada e dispensação de insulina. A marcação de consultas e exames é presencial.

Em São Luís, José Ribamar Barros, de 58 anos, é assistido pelo Espaço do Diabético na Policlínica Diamante. “Sou diabético há 20 anos. Quando recebi o diagnóstico foi muito difícil para mim, mas desde que comecei a ser atendido aqui eu tenho conseguido levar uma vida mais tranquila. Aqui eu já fiz consultas com psicólogo, além dos outros profissionais, que me deixaram mais informado sobre a doença”, afirmou. 

Também paciente da Policlínica Diamante, Eliane de Jesus Maranhão, de 39 anos, disse que está sempre vigilante quanto à saúde. “Eu vim fazer uma consulta com otorrinolaringologista. De ano em ano, procuro fazer meus check-ups. Todas as vezes sou bem recebida”.

Em junho deste ano, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, anunciou a expansão do serviço de ressonância magnética na Policlínica da Criança, em São Luís. O equipamento tem capacidade para realizar cerca de 100 exames por mês. O atendimento beneficia especialmente crianças de 0 a 12 anos assistidas na unidade.

Agendamento 
Nas Policlínicas situadas na capital São Luís, para agendar, basta se dirigir a um dos Vivas Procon (Beira-Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR – Distrito Industrial ou Terminal São Cristóvão). Outro canal de marcação é o www.procon.ma.gov.br ou APP Viva Procon ou ainda pelo número do Disque Saúde (98) 3190-9091. No interior, o encaminhamento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde de cada localidade.