Governo realiza vistoria para exames de brucelose e tuberculose animal em Codó

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), por meio da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Codó, realizou na segunda-feira (27) a vistoria em laboratório de médico veterinário habilitado para realizar exames de brucelose e tuberculose.

De acordo com a gestora da Unidade Regional da AGED em Codó, Ana Raysa, a ação faz parte das atividades necessárias para o recadastramento dos médicos veterinários no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT/MA). A ação foi executada pela fiscal estadual agropecuária Jacquelinne Alencar e a técnica agropecuária Jacyara Silva.

A AGED informa que médicos veterinários autônomos que ainda não possuem vínculo ao PNCEBT/MA e manifestarem a necessidade em realizar a vacinação contra brucelose e/ou o diagnóstico para brucelose e tuberculose, no território maranhense, poderão fazer o cadastro inicial, a qualquer momento, de forma online, pelo Portal de Serviços do Governo Federal.

Entretanto, os veterinários autônomos que já estão ligados ao PNCEBT/MA, terão até o dia 31 de agosto do corrente ano para acessar o Portal e realizarem a atualização cadastral. Além desses serviços oferecidos, os veterinários que possuem vínculo e que necessitarem proceder com o desligamento do programa, também poderão acessar o sistema informatizado e fazer a solicitação.

O objetivo do recadastramento dos médicos veterinários vinculados ao Programa de Brucelose e Tuberculose é de criar um banco de dados consistente em nível nacional, que subsidiará o delineamento para tomadas de ações sanitárias com vistas ao controle da brucelose e tuberculose animal no Maranhão.

Os interessados devem acessar www.aged.ma.gov.br/pncebt para fazer o cadastro ou recadastro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.