Governo realiza nova etapa de capacitação para gestores do Programa Bolsa Família

Para fortalecer a rede de gestão do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único (CadÚnico) no Maranhão, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, realiza a segunda etapa de capacitação dos gestores municipais do Programa Bolsa Família. 

Agora, para esta segunda etapa, o curso tem carga horária de 40h e será também realizado para os 217 municípios maranhenses, com foco nas ações de 2021. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 13 deste mês, até às 12h, por meio de um link. A formação, que será feita toda de forma online, vai garantir o aprimoramento e qualificação continuada para a gestão municipal do Programa Bolsa Família e Cadastro.

Para o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, a nova fase da formação para habilitação de gestores vem garantir a melhoria da oferta dos serviços de atendimento. “Nós já capacitamos, só este ano, mais de 1000 entrevistadores do Cadastro Único, e a ideia é que até ao final de 2020 nós tenhamos uma rede de trabalhadores do Cadastro Único e do Bolsa Família qualificados; dessa forma, assegurando a melhoria da oferta dos serviços de atendimento à população beneficiária de programas sociais do Estado”. 

A secretária adjunta de Renda e Cidadania (Sarc) da Sedes, Ana Gabriela Borges, explica a nova etapa de formação. “Esta formação é para habilitação de novos gestores do Bolsa Família. Ela está aberta aos 217 municípios. Faz parte da segunda etapa do processo de capacitação desenvolvido pela Sedes e também é parte das ações que a Secretaria vem executando, prevendo o planejamento de 2021. Uma das prioridades é o fortalecimento da rede de trabalhadores através do investimento de processo formação e qualificação”.  

Primeira etapa de capacitação

A primeira etapa de formação aconteceu em agosto deste ano com a capacitação para instrutor entrevistador do Cadastro Único (CadÚnico). No total, 1.600 participantes envolvendo técnicos, entrevistadores, digitadores, gestores e secretários municipais de Assistência Social, participaram da capacitação.