Vacinação Covid-19

Governo realiza multivacinação em shoppings da capital

Quem disse que férias é só diversão? O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), prova que o período também pode ser usado para prevenir doenças evitáveis, através da ação “Vacinação nas Férias”, aberta na manhã desta sexta-feira (28), no Golden Shopping, no Calhau, e no Shopping Passeio, no bairro Cohatrac.

Na sexta-feira (28) e no sábado (29), a multivacinação ocorre das 10h às 20h e no domingo o horário será das 14h às 20h. É preciso apresentar documento de identificação e carteira de vacina. 

A chefe do departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, ressaltou a importância das famílias recuperarem a confiança na vacinação. 

“Ampliar a cobertura vacinal é uma das prioridades da SES para assegurar a proteção dos maranhenses e assim, conter o avanço de doenças que haviam sido eliminadas e ameaçam a saúde a partir de 2024. Para isso, o estado assumiu a responsabilidade de realizar ações de vacinação para auxiliar os municípios a acelerar o alcance das metas da cobertura vacinal e evitar a reincidência de doenças como poliomielite e sarampo”, explicou.

Além das vacinas da Influenza e Covid-19, voltada para todos os públicos a partir de seis meses, estão disponíveis as vacinas de rotina do calendário, como:  difteria, hepatite A e B, febre amarela, sarampo, caxumba, coqueluche, pneumonia, poliomielite, doenças diarreicas por rotavírus, rubéola, tétano, meningite e HPV, que previne o câncer do colo do útero.

O servidor público Alex Ribeiro, de 42 anos, aproveitou o feriado para levar o filho David Máximo, de 11 anos, para vacinar contra HPV. “A vacina nesse local é ótima, pois aproveitamos que eles estão distraídos com o passeio e ficam mais calmos”, disse.

Já Gabriel Salgado, de 19 anos, aproveitou o passeio no shopping e vacinou contra a gripe. “É importante fazer a vacinação, até porque as aulas vão voltar e é bom se prevenir”, argumentou o jovem.

As ações como vacinação em escolas, universidades, creches, arraiais juninos e shoppings tem sido adotadas como estratégia para chegar às pessoas, que ainda não foram até os postos de vacinação das suas cidades. A SES já contabiliza 27 ações de multivacinação em shoppings em 2023.