Governo realiza evento on-line com profissionais do Programa Residência Agrária.

Nesta terça-feira (7), das 9h às 18h, será realizado, de forma on-line, o workshop do Programa Institucional de Residência Profissional em Ciências Agrárias, do governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima). Será o evento de apresentação dos trabalhos finais dos 30 residentes que participaram do programa em 2022. A apresentação dos trabalhos ocorrerá pela plataforma Zoom e haverá transmissão pelo YouTube da Sagrima.

O Programa Residência Agrária foi lançado em março de 2022 pelo governo do Maranhão. O programa é executado por meio da Sagrima em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Esta primeira edição do programa contou com 37 profissionais das Ciências Agrárias (Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia), que atuaram em 19 Unidades Residentes, situadas em 17 municípios: Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Codó, Igarapé do Meio, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Paço do Lumiar, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, São Luís, São Mateus e Zé Doca.

As atividades dos profissionais residentes englobaram 13 linhas de pesquisas distintas: Agricultura, Pecuária e Pesca; Pesquisa; Defesa Fitossanitária; Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural; Produção e Certificação de Sementes; Bovinocultura de Leite; Piscicultura; Aquicultura; Silvicultura e Florestal; Inspeção e Tecnologia de Origem Animal; Vigilância Sanitária; Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF); e a de Produção Animal.

O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Antônio Heluy, explica que o Residência Agrária auxilia na inserção de profissionais egressos das áreas de Ciências Agrárias no mercado de trabalho.

“A atuação dos profissionais ocorre em fazendas, órgãos e empresas ligadas ao setor agropecuário. As atividades desenvolvidas por esses profissionais são fundamentais para complementar suas qualificações, habilidades e competências, além de contribuir com o desenvolvimento do setor agropecuário no estado do Maranhão”, afirmou José Antônio Heluy.