O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Governo realiza eleição de síndico do Condomínio Governador Archer

A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) realizou, na tarde desta terça-feira (1º), a eleição do síndico responsável pela administração do novo Condomínio Governador Archer, localizado no Centro Histórico de São Luís.

Participaram da eleição os titulares das 14 famílias atendidas pelo projeto Habitar no Centro. A eleição foi iniciada pela Assessoria Jurídica da Secid que realizou a leitura do Termo de concessão de uso, Convenção de Condomínio (Estatuto) e Regimento Interno.

Em seguida, as quatro chapas concorrentes se apresentaram para falar sobre o modo de gestão a ser implementado ao longo da administração do condomínio. Por fim, a eleição ocorreu de forma organizada, obedecendo às regras de distanciamento social.

Os condôminos do novo Condomínio Governador Archer elegeram o senhor José Henrique Pinheiro (Zezinho) para a função de síndico, Francimara Pereira para subsíndica, Paloma Arouche para secretária e Itamara Costa para o conselho fiscal.

Novo Condomínio Governador Archer

Com o objetivo de promover o uso habitacional de imóveis localizados em áreas de interesse de preservação do Centro Histórico de São Luís, o projeto Habitar no Centro, um dos eixos do Programa Nosso Centro, realizou a requalificação do Edifício Governador Archer, que permaneceu por anos sem função social. Com área de 670 m², a requalificação do edifício custou em torno de R$ 600 mil reais.

As salas do imóvel foram transformadas em apartamentos com banheiros, lavanderia para uso comum, sala de reuniões/eventos, área livre e salão comercial para uso da comunidade do edifício. Além disso, o Governo também está assegurando o direito de moradia de 14 famílias em vulnerabilidade social, garantindo a permanência deles no local de forma legal.

Habitar no Centro

O projeto Habitar no Centro, um dos eixos do Programa Nosso Centro, tem como objetivo articular as políticas de habitação e de requalificação de prédios históricos, com a finalidade de promover o uso habitacional de imóveis localizados em áreas de interesse de preservação do patrimônio cultural edificado.

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, Márcio Jerry, destacou a importância da ação. “Estamos cumprindo mais uma meta do programa Nosso Centro através da Secid. Para nós do Governo, essa obra tem um significado muito importante, tem valor em todas as dimensões. São unidades habitacionais que serão entregues com toda segurança jurídica e que garante a cada família o direito fundamental que é a moradia digna”, disse.