Governo realiza capacitação virtual sobre a DCAA

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) iniciou a primeira das 10 capacitações sobre a Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), que irá ministrada para gestores de todos os 217 municípios maranhenses. O evento foi realizado de forma virtual nesta terça-feira (13). 

O público-alvo da capacitação são os secretários municipais de Agricultura. Nesta fase, participaram 42 municípios. São eles: Alcântara, Presidente Sarney, Amapá do Maranhão, Raposa, Apicum-Açu, Santa Helena, Bacuri, Santa Luzia do Paruá, Bacurituba, São Bento, Bequimão, São João Batista, Boa Vista do Gurupi, São José de Ribamar, Cajapió, São Luís, Cândido Mendes, São Vicente Ferrer, Carutapera, Serrano do Maranhão, Cedral, Turiaçu, Central do Maranhão, Turilândia, Centro do Guilherme, Cururupu, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Guimarães, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Matinha, Mirinzal, Olinda Nova do Maranhão, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão e Presidente Médici.

“Essa capacitação é fundamental pois nós estamos capacitando os secretários de Agricultura dos municípios para que eles saibam a importância dessa declaração e ajudem os produtores rurais a ter conhecimento sobre esse instrumento, que foi criado pelo governador Flávio Dino com o intuito de ajudar os pequenos produtores”, disse a superintendente de Pesquisa e Geoprocessamento da Sagrima, Ana Teresa Castro.

Segundo a superintendente, promover a capacitação junto aos municípios facilita o acesso de pequenos produtores ao crédito, o que impulsiona a produção agropecuária maranhense. 

Ana Teresa ainda enfatizou que as capacitações, antes promovidas em feiras agropecuárias, foram reduzidas por causa da pandemia. “Estamos testando esse primeiro momento de forma online. Com certeza a gente vai abrir posteriormente uma data para realizar o treinamento com o público em geral. No momento oportuno, vamos disponibilizar essa informação dentro dos canais oficiais da secretaria para informar os produtores e as pessoas que têm interesse em saber mais sobre o assunto”, finalizou.

DCAA

A DCAA foi criada em 2015 pelo governador Flávio Dino com a finalidade de facilitar o acesso dos agricultores às instituições financeiras que fomentam crédito. “Parabenizo todos os profissionais da Sagrima pelo envolvimento na capacitação e vale destacar que esse sistema do DCAA é online e está dentro do site da secretaria, com fácil acesso para os agricultores”, afirmou o subsecretário da Sagrima, Herchel Barroso durante a abertura do curso.

A próxima capacitação acontecerá dia 22, com a participação de mais outros 24 municípios. O evento acontece virtualmente pela plataforma Zoom. Ao todo, serão realizadas 10 capacitações até o fim do ano.