Governo realiza capacitação online das equipes municipais para novo sistema do SUAS

De 5 de outubro a 13 de novembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), realiza a capacitação online das equipes municipais no novo Sistema de Gestão e acompanhamento das ações do Programa Primeira Infância no SUAS (Sistema e-PCF).

No Maranhão a meta é capacitar 414 profissionais, dentre supervisores que atuam no programa e técnicos dos sistemas de informações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos 207 municípios adesos ao programa, que ficam distribuídos nas 32 regiões administrativas do estado.

Ao final das capacitações, as equipes estarão aptas para colocar no sistema todas as informações/ações realizadas no Programa Primeira Infância e Criança Feliz para, assim, obter um controle maior sobre o que está sendo em cada município. 

Seguindo as orientações sanitárias e normativas em vigor por conta da pandemia da Covid-19, a modalidade de oferta é a distância (online), via a plataforma CONECTASUAS. No total, serão realizadas 12 turmas, com carga horária de 20h cada, sendo duas turmas por semana. 

Para a secretaria adjunta de Assistência Social, Margareth Cutrim, a capacitação online possibilita aos técnicos uma formação mais inerente e completa. “O Programa Primeira Infância no SUAS/ Programa Criança Feliz – PCF começou em 2016 e tem por finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando seu contexto familiar e territorial. O Ministério da Cidadania em substituição ao módulo no Prontuário Eletrônico do SUAS (PESUAS) lançou o novo sistema de acompanhamento das ações do Programa Primeira Infância no SUAS/ Programa Criança Feliz – PCF. A capacitação online é um novo sistema que esse programa está implantando e seu objetivo é capacitar os técnicos”. 

A superintendente de Proteção Social Básica, Karina Lindoso, reforça que somente 10 municípios do estado não tem o programa. “É importante reiterar que dos 217 municípios do estado, a capacitação online está atendendo 207 municípios. O primeiro passo para o funcionamento e a utilização do sistema foi a capacitação das equipes estaduais, que têm a responsabilidade de até meados do mês de novembro capacitar as equipes municipais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.