Governo realiza ações para preservação ambiental nos vilarejos de Atins e Santo Inácio

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), através da Superintendência de Resíduos Sólidos, Superintendência de Recursos Hídricos, Supervisão de Educação Ambiental, Supervisão de Licenciamento e Setor de Biodiversidade, realizou, na manhã desta sexta-feira (25), reunião para a criação de um documento com direcionamentos a serem tomados pelo vilarejo de Atins visando melhorias em relação ao meio ambiente. A ação faz parte de um conjunto de atividades promovidas desde o último domingo (20) pela SEMA no local e também no vilarejo de Santo Inácio.

Na terça-feira (22), pela manhã, a SEMA realizou escutas públicas em Atins, momento em que foram relatados os problemas da região, além de esclarecidas as dúvidas sobre licenciamentos, resíduos sólidos, manguezais, sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e sobre a atuação do poder público de forma geral. 

No período da tarde, a equipe da SEMA realizou atividades em campo, visitando também a comunidade de Santo Inácio para verificar questões de abastecimento de água. Na oportunidade, o superintendente de Recursos Hídricos, Victor Lamarão, orientou a equipe da Secretaria Municipal de Barreirinhas sobre informações técnicas sobre os poços. Após a ação, a equipe se deslocou para áreas de acesso à praia para fiscalizar a região das dunas.

Para o antropólogo Thiago Novaes, a ação da SEMA é de suma importância para as comunidades locais. “Recebemos uma comitiva do Governo do Maranhão aqui na comunidade de Atins, um pessoal qualificado e aberto ao diálogo, e foi um momento oportuno para colocarmos as questões das comunidades de Atins e de Santo Inácio que estão sendo impactadas brutalmente pelo turismo internacional que tem um crescimento exponencial nos empreendimentos comerciais, o que tem gerado vários problemas para as comunidades. A vinda da SEMA demonstrou um momento oportuno para aprendermos muitas coisas no diálogo, na construção coletiva e para termos acesso a informações privilegiadas, como lugares específicos da internet para solicitar a presença do governo para promover oficinas que precisamos aqui. Isso mostra que a SEMA não faz só uma visita, mas está empenhada em criar uma política participativa de crescimento sustentável da comunidade”, ressalta.

Na quarta-feira (23), a SEMA promoveu uma discussão sobre temas como biodiversidade e licenciamento. 

Já na quinta-feira (24), a superintendente de Gestão em Resíduos Sólidos, Hayane Araújo, o superintendente de Recursos Hídricos, Victor Lamarão, e o supervisor de Educação Ambiental, Raimundo Nonato, tiraram dúvidas e deram orientações para membros da comunidade. Na oportunidade, foi sugerido um ecoponto para descarte seletivo de resíduos, auxiliando a coleta de rejeitos feita pelo município. Após a discussão, ficou decidido que a comunidade, juntamente com as associações e poder público municipal, vão decidir qual o melhor local para a instalação do ecoponto. 

O diálogo realizado pela SEMA contou também com a presença da empresa Ripel Reciclagem e do seu proprietário, José Carlos Braga, que sugeriu pontos de melhorias para o município de Atins.