Giro de Noticias

Governo realiza ação de multivacinação no IEMA Bilíngue em São Luís

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta terça-feira (25), uma ação de multivacinação voltada para alunos e comunidade no IEMA Bilíngue, unidade da rede estadual, localizada no Rio Anil. A ação, que aconteceu das 8h às 16h, faz parte da Campanha Vacinação Pela Vida, iniciativa de incentivo à vacinação no Maranhão, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).  

De acordo com a chefe do Departamento de Controle e das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, a proposta é levar para crianças, adolescentes e adultos, imunizantes disponibilizados pela rede pública de saúde e atualizar o esquema vacinal da comunidade. 

“Estamos vivendo um momento muito delicado de baixas coberturas vacinais e seguimos trabalhando para que possamos melhorar as nossas coberturas vacinais, não somente fazendo o resgate dos não vacinados, crianças de 0 a 4 anos de idade com a vacina contra a poliomielite, mas também atualizando a carteira de vacinação de adultos, crianças e adolescentes, através de um trabalho de conscientização”, destacou Halice Figueiredo.

Durante a ação, pais, responsáveis e alunos aproveitaram para atualizar seus esquemas vacinais. A empresária Laís Sacreteus, 29 anos, foi com toda a família atualizar a carteira de vacinação. “Vim com a Maria Cecília, 9 anos, que já estuda na escola, minha outra filha Eduarda, 11 anos, e o meu marido para atualizarmos as nossas carteiras de vacinação. Esse tipo de ação é muito importante, pois com a correria do dia a dia temos muita dificuldade, por isso, trazer as vacinas para a escola foi uma excelente ideia”, ressaltou a empresária.  

O técnico de refrigeração Silvestre de Sousa, 59 anos, também aproveitou para levar a sua neta, Ana Kelly, 9 anos, também aluna da escola, para tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19. “A vacinação é muito importante para evitar vários tipos de doenças tanto em adultos quanto nas crianças, e esse tipo de ação é muito bom”, avaliou Silvestre de Sousa.

As ações de multivacinação serão realizadas em outras escolas da rede estadual em parceria com a Seduc e, ainda, em outras localidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as sedes do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).Para atualização da carteira de vacinação, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.