Governo promove Semana Estadual do Meio Ambiente no Maranhão

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realiza, a partir da próxima terça-feira (1º), a Semana Estadual do Meio Ambiente no Maranhão, que segue até o dia 9 de junho.

O evento visa promover ações de conscientização voltadas para a preservação de recursos naturais e a conscientização ambiental, por meio de uma vasta programação que contará com palestras, distribuição de mudas no Parque do Rangedor, trilhas no Parque do Itapiracó e ação de limpeza de rios. A inscrição pode ser feita neste link https://doity.com.br/semana-estadual-do-meio-ambiente.

A Semana Estadual do Meio Ambiente no Maranhão será transmitida por meio do canal SEMA TV, na plataforma YouTube, e terá em sua programação temas como: Controle Biológico e a Conservação do Meio Ambiente, o Fogo no Âmbito da Agricultura Familiar, Metodologia para Elaboração da Lista Vermelha da Avifauna Maranhense e Dinâmica do Fogo no Cerrado. Além disso, também será realizado o plantio de mudas nativas no Parque Estadual do Bacanga com beneficiários do Programa Maranhão Verde.

Para iniciar a programação da Semana, na terça-feira (1º), às 7h30, a SEMA vai realizar ação de ecoturismo na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó. A trilha ecológica terá como ponto de partida o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), no Parque do Itapiracó. A ação permitirá a interação com o ecossistema, além de estimular o público a refletir sobre a importância da conservação ambiental.

Ainda durante o evento, no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, juntamente com a equipe da SEMA, distribuirá mudas no Parque do Rangedor, com o objetivo de incentivar a população a realizar o plantio de árvores, valorizando e ajudando o meio ambiente.

A Semana Estadual do Meio Ambiente no Maranhão é uma parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), Secretaria de Governo (SEGOV), Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), Conselho Consultivo da APA do Itapiracó (CONAPI) e Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU).

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos naturais. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

Por meio do Decreto Federal nº 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro decretou que, em todo território nacional, se promovesse a Semana do Meio Ambiente na primeira semana do mês de junho.