Governo promove Dia D da Saúde e Nutrição no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (31), o Dia D da Saúde e Nutrição, com a participação de alunos da rede pública dos municípios maranhenses. Na Grande Ilha, a ação aconteceu simultaneamente na Creche Escola Professora Edith Vallois, zona rural de São Luís, e na UEB Prof. José Maria Ramos Martins, em Paço do Lumiar. 

“O Dia D teve como objetivo apoiar a educação alimentar e nutricional nas escolas de todo o estado. O Governo do Estado, em parceria com os municípios, visa fortalecer a execução e o registro de atividades coletivas para a alimentação saudável, de forma preventiva”, disse o coordenador estadual de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Carvalho Soares Filho.

O Dia D da Saúde e Nutrição faz parte do calendário do Ministério da Saúde, tendo como finalidade conscientizar a população em geral para a importância da saúde, através de uma alimentação correta e equilibrada.  

A ação fortalece ações de prevenção de doenças como diabetes e hipertensão entre adolescentes e jovens, diminuição de complicações cardiovasculares, impactando na redução do registro de agravos na Atenção Básica.

“O Ministério da Saúde estabeleceu que todos os municípios desenvolvam atividades nas escolas, visando a prevenção de doenças. Por meio da pauta, os alunos puderam tirar dúvidas sobre alimentação saudável e serem incentivados a mudar seu estilo de vida”, explicou o coordenador do Programa Saúde na Escola da SES, Jadilson Neto. 

Durante toda a manhã, os estudantes participaram de palestras informativas sobre prevenção ao uso de álcool e drogas, a importância da hidratação combinada a prática esportiva e nutrição com ingestão de frutas e alimentação rica em fibras e vitaminas. 

Para a gestora adjunta da UEB Prof. José Maria Ramos Martins, Joseana Garcez, trabalhar a alimentação saudável é essencial para prevenção de doenças. “Uma criança saudável aprende melhor. Dessa forma, procuramos atuar em conjunto com a Saúde e Educação do município, no intuito de cuidar dos nossos estudantes e orientar as famílias sobre como proceder”.

A programação também oportunizou aos alunos consultas com profissionais de Psicologia, Nutrição, Medicina, incluindo triagem com testes de glicemia e pressão arterial, e aplicação de vacinas de rotina e contra Covid-19. 

Dona Silvia Dias, de 41 anos, é mãe do Pietro Vieira, de 14 anos, aluno do nono ano. “Meu filho tem autismo moderado, então é igualmente gratificante saber que ele tanto tem acesso à educação como orientações para alimentação saudável no ambiente escolar”, comentou. 

Kauan Lucas Araújo, de 12 anos, é estudante do oitavo ano e escolheu fazer as consultas de triagem e com nutricionista. “Mesmo eu gostando de jogar bola todos os dias, sei que preciso melhorar a minha alimentação. Ainda gosto de comer muitas coisas que não deveria, como pizzas, salgados, refrigerante e hambúrguer”. 

A estudante do sexto ano, Jane Gabriele Neves, de 11 anos, aproveitou a ação para se vacinar contra o vírus HPV. “Eu achei a ideia muito boa, principalmente porque muitas pessoas ainda não puderam ter a mesma oportunidade”, compartilhou. 

Além da prevenção a doenças e incentivo à mudança de hábitos de vida, o Dia D da Saúde e Nutrição tem como propósito apoiar ferramentas que subsidiem a implementação de políticas e programas de alimentação e nutrição. 

Presente na agenda, a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, destacou que a agenda também funciona como estratégia de enfrentamento à desnutrição. “Ensinar sobre uma alimentação de qualidade nos permite dialogar também com as famílias. Ao educar sobre o modo correto de comer, também trabalhamos na construção de uma sociedade saudável”.

Também participaram da programação a secretária municipal de Educação de Paço do Lumiar, Monique Fialho; e a coordenadora do Programa Saúde na Escola de Paço do Lumiar, Lidiane Silva.