.

Governo promove ações do Janeiro Branco no Hospital Dr. Carlos Macieira

Na última semana, o Governo do Estado promoveu atividades do Janeiro Branco no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). A programação envolveu colaboradores e usuários, que foram incentivados a cuidarem da saúde mental. Ações semelhantes acontecem também em outras unidades da rede estadual, com programação organizada pelo Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

No HCM, pacientes recebiam uma fitinha branca e eram convidados a escrever uma frase motivacional ou um desejo. A fitinha branca é o símbolo da campanha Janeiro Branco que propõe a sensibilização da população sobre a saúde mental.

O fisioterapeuta do HCM, Tássio Menezes, 33 anos, recebeu orientações da equipe de psicologia e escreveu uma mensagem. Cada fitinha era amarrada na barra do corredor de acesso à entrada do hospital. “Cuide da sua saúde mental para o seu corpo estar em harmonia. Para seu corpo estar em harmonia, sua mente precisa estar bem. Deus no comando sempre”, a mensagem do profissional.

O profissional lembrou ainda que todo trabalhador da saúde deve refletir sobre esse autocuidado mental. “É aquele ditado: em casa de ferreiro, espeto de pau. A gente não deve esquecer de nos cuidarmos para poder realizar atendimento em saúde com qualidade, cuidar bem dos nossos pacientes. Em mais um ano que se inicia, a gente precisa estar em perfeito equilíbrio”, ressaltou.

Gerenciado pelo Instituto Acqua, o HCM conta com 13 psicólogos. Keilla Serra Moraes Costa é uma destas profissionais e ofereceu orientações aos participantes da ação. “No primeiro mês do ano, as pessoas criam muitas metas e podem se sentir ansiosas para alcançar os diversos objetivos. Com a pandemia, se tornou ainda mais importante falar sobre saúde mental. As pessoas se sentem mais fragilizadas, ansiosas, com medo do futuro incerto e da morte. A campanha ajuda e afirma que todos nós precisamos de acompanhamento para reconhecer sentimentos e emoções”, finalizou Keilla.

Programação 

A campanha no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) prossegue com atividades na próxima quarta-feira (20), com sessões de auriculoterapia, atividades de meditação e avaliação do nível de estresse e ansiedade.