Governo promove ações de saúde em Instituições de Longa Permanência

Com objetivo de promover a saúde e, também, em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando ações em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Nesta sexta-feira (2), as atividades foram realizadas na ILPI Solar do Outono, onde foram oferecidos serviços como teste rápido para Covid-19, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, imunização e práticas integrativas e complementares à saúde.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso, Claudiana Miranda Cordeiro, a ideia desse trabalho é trazer um pouco esses idosos institucionalizados para um atendimento especial, voltado para eles e respeitando as medidas sanitárias e o distanciamento social.

“Vamos oferecer uma série de serviços, práticas integrativas e um trabalho voltado para a terapia ocupacional e aquilo que eles realmente precisam, que é se sentirem acolhidos, principalmente neste período de pandemia”, afirma Claudiana Cordeiro.

Para o diretor geral do Solar do Outono, Glécio Sandro Silva, essa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem sido indispensável para a Assistência Social, pois os idosos estão tendo uma qualidade de vida muito melhor. “Ações como essas são de fundamental importância para acompanhar o que acontece diariamente com o idoso, para fazer os testes e aplicar as vacinas necessárias. Quando a assistência se une com a saúde, tudo funciona muito melhor e os idosos são os grandes beneficiados”, diz Glécio. 

O superintendente de Atenção Primária da SES, Márcio Menezes, destaca que além dessas ações, durante toda a pandemia foram realizadas testagem nas ILPIs, casas que abrigam idosos. “O Solar do Outono é a última casa em que estamos realizando a testagem para a Covid-19, já fizemos em todas as outras da Ilha de São Luís. E o planejamento é que se faça em todas as ILPIs do Estado do Maranhão, estamos planejando isso para que possamos chegar a todos os municípios que têm essas casas para realizar o exame”, diz o superintendente. 

Os moradores do Solar ficaram satisfeitos com a ação, como conta seu Dino Carlos Braz, de 87 anos. “Aqui é um lugar maravilhoso e não me falta nada e essas ações são muito bem-vindas para nós”, afirma o idoso. 

As próximas ações serão realizadas na ILPI Casa São Vicente, no dia 6, e no Asilo de Mendicidade, no dia 9 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.