Governo oferta cursos de qualificação para profissionais do trade turístico

Profissionais que atuam nos diversos segmentos ligados ao turismo das Avenidas Litorânea e Holandeses, em São Luís, participaram, na segunda-feira (25) e terça-feira (26), dos cursos presencial e online de Atendimento ao Turista e Informações Turísticas, oferecidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A iniciativa, que visa qualificar a mão de obra local e prestar um excelente atendimento aos visitantes, foi realizada em parceria com o Sesc Turismo.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Catulé Junior, o treinamento tem como meta preparar esse segmento para oferecer um conteúdo diferenciado aos visitantes. “As qualificações profissionais vêm em um momento propício, pois estamos nos preparando para a retomada do turismo. O Maranhão está voltando a receber muitos turistas e queremos que os visitantes levem a imagem de uma cidade que, além dos seus encantos, sabe receber bem seus visitantes”, ressaltou.

Os treinamentos foram ministrados pelos técnicos da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur, Antônio de Castro e Samya Campos, graduados em turismo. Eles ressaltaram alguns aspectos que devem ser observados pelos profissionais durante o atendimento, como boa apresentação, educação, ressaltar os pontos positivos da cidade e outros.

Para a recepcionista do Hotel do Sesc Turismo, Rosilete Nogueira Sousa, a capacitação é bem-vinda, pois ajudará nas atividades diária de trabalho. “Os conteúdos abordados são muito produtivos pois vivenciamos na prática do nosso dia a dia. Os cursos vêm a aperfeiçoar mais o nosso trabalho, agregando valores. Quanto mais preparo temos para atender, melhor trataremos o turista que, assim, volta e indica nosso estado como destino aos parentes e amigos”.

As capacitações tiveram 8 horas de carga horária e entrega de certificado. As abordagens foram voltadas à aplicabilidade dos conteúdos. O superintendente de Qualificação Profissional, Fernando Campelo, explica sobre a metodologia. “As técnicas e métodos utilizados durante a aula, induzem os alunos a levar para o cotidiano deles as aplicações que aprenderam na sala de aula, dando ênfase no bem receber”, enfatizou.

No próximo mês será promovida novas turma dos cursos de ‘Boas práticas para manipulação de alimentos’ e ‘Informações Turísticas’ devido à grande procura.