Governo oferece assistência e cuidado para idosos maranhenses

“O Dia do Idoso serve para refletir sobre a importância de termos paciência e cuidado com os idosos não só na data de hoje, mas sempre. Todos vamos envelhecer e chegar a uma certa idade com saúde é uma vitória enorme”. Este é o depoimento de Claudio Maciel, 87 anos, residente do Solar do Outono, que comemora o Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, com gratidão pela saúde e cuidados que tem na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Solar do Outono, mantida e administrada pelo Governo do Estado, por meio da Sedes.

No Maranhão existem 12 instituições de longa permanência que conferem assistência aos idosos. Em São Luís, 36 idosos são assistidos pelo Solar do Outono, instituição compromissada com a terceira idade, principalmente com aqueles que não tem seus direitos garantidos e cuidados adequados.

O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, ressalta que a data é de comemoração e reflexão. “Garantir um envelhecimento saudável e com qualidade, deixando de lado os preconceitos com a terceira idade é a melhor forma da sociedade aceitar que estamos amadurecendo e que a melhor vida é a terceira idade”. Honaiser também considera o Solar do Outono um equipamento de assistência que tem o dever de garantir qualidade de vida aos idosos. “O Solar do Outono tem o compromisso de proporcionar aos idosos assistência individualizada e de forma humanizada com dias melhores”.

“O importante dessa idade é acordar todos os dias com saúde. Todos os idosos merecem carinho e cuidado. Chegar nessa fase da vida é um privilégio”, afirmou Maria das Dores, 78 anos, residente do Solar. Ela destaca a assistência integral que recebe no local e revela ainda, que alegria não falta. “Já que não podemos estar na rua, aqui tem tudo. Divertimento e alegria não faltam. Não preciso de outro lugar para ser feliz”. 

Auxílio e orientação 

Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado disponibilizou auxílio emergencial para 12 instituições de longa permanência do Maranhão. O recurso estadual é para adquirir itens essenciais para os usuários das instituições, a maioria filantrópica, e que sobrevivem de doações. 

Dezessete Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do Maranhão recebem orientação técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) para garantir o recebimento do auxílio financeiro emergencial do governo federal  para o  enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

A Sedes auxilia os gestores no processo de cadastro e na providência dos documentos necessários para receber o auxílio. O recurso deverá ser aplicado na compra de insumos e equipamentos básicos para segurança e higiene dos idosos e dos funcionários, na aquisição de medicamentos com prescrição médica, adequação dos espaços para isolamento dos casos suspeitos e confirmados com sintomas leves da Covid-19.

Sobre a instituição

O Solar do Outono possui farmácia, enfermaria, salas de equipe técnica, salas de administração, recepção, cozinha, refeitório, duas praças internas, banheiros coletivos para funcionários, banheiro para visitantes, almoxarifados, cozinha para funcionários, lavanderia, rouparia, oito quartos com banheiros adaptados para os acolhidos, além de duas áreas externas pavimentadas.

O equipamento conta com 91 funcionários, dentre eles médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, tecnólogos de alimentos e demais da área administrativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.