O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Vacinação Covid-19

Governo leva vacinação contra Covid-19 e Influenza para O Maior São João do Mundo.

Ações de saúde estão presentes n’O Maior São João do Mundo, do Governo do Maranhão. Neste domingo (4), no Arraial do Ipem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garantiu o acesso a vacinas contra Influenza (Gripe) e Covid-19. No primeiro dia de atendimento do Arraial da Vacinação foram aplicadas 230 doses, sendo 152 contra Influenza e 78 doses contra Covid-19. 

“Nós convidamos a população para curtir a programação do Maior São João do Mundo, e também para aproveitar a oportunidade e atualizar o esquema de vacinação. Divertir-se com segurança e saúde é algo indispensável e é esse o nosso desejo enquanto governo para o povo maranhense”, afirmou a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves Carvalho.

O Arraial da Vacinação estará disponível à população, todas as quintas e sextas-feiras, sábados e domingos, das 18h às 21h, até o final da programação junina, que será no dia 9 de julho. Para ter acesso a vacina, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, o objetivo é levar a vacina para mais próximo das pessoas. “Para além de simplesmente atingir as metas estabelecidas, o nosso intuito é proteger a população maranhense”, disse.

Isabela Nunes levou toda a família para curtir a programação e ao ver o Arraial da Vacinação, aproveitou para receber a dose contra gripe. “Eu achei perfeita a ideia de colocar um ponto de vacinação, pois eu vim para passear e ao chegar vi a barraquinha e não pensei duas vezes. Ou seja, uni o útil ao agradável”. 

Com a família, Michele Rubim se divertiu na programação do Maior São João do Mundo, em especial o avô, o senhor João Pinto, de 82 anos. “Hoje ele recebeu a dose contra gripe e por ser uma pessoa idosa, portador de Parkinson e Alzheimer, é uma questão de proteção. Assim podemos nos divertir mais tranquilos”. 

O pernambucano Luigi Conte reside no Maranhão há mais de 10 anos e aprovou a iniciativa de aliar saúde à cultura. “Eu aproveitei e tomei a minha vacina contra gripe, porque contra Covid-19 eu já fechei o esquema todo. Acho que a ideia foi muito boa e sem sombra de dúvidas vai ajudar a difundir ainda mais a vacinação junto às pessoas”. 

O paraibano Pedro Fernandes se mudou para o estado em decorrência do trabalho e assim que chegou ao IPEM foi logo se vacinar. “Achei ótimo, tanto que me vacinei contra gripe e fiz o reforço contra Covid-19 com a bivalente. Foi uma estratégia muito criativa, que alia manifestação cultural com a possibilidade de vacinar, protegendo a si e aos outros”.

Vacina

Para receber a dose contra gripe é preciso estar bem de saúde e não apresentar sinais e sintomas de síndromes gripais. Já contra a Covid-19 estarão sendo ofertadas as doses monovalentes, para quem precisava dar continuidade ao esquema básico, incluindo a Baby Pfizer e Pfizer Pediátrica, além da vacina Pfizer Bivalente a pessoas com 18 anos ou mais, que já receberam as duas primeiras doses, com pelo menos quatro meses desde a última dose.

São João

A programação d’O Maior São João do Mundo reunirá todos os tipos de manifestações culturais juninas maranhenses. Instalado no IPEM, bairro do Calhau, em São Luís, são dois palcos, Espaço do Forró, além da apresentação de grupos de bumba meu boi, tambores de crioula, quadrilhas juninas, shows musicais, grupos alternativos e danças típicas.