O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Governo leva vacinação contra a Covid-19 à Cidade Olímpica

O Governo do Maranhão segue contribuindo com os municípios para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 no estado. Neste sábado (19), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou a vacinação à Cidade Olímpica. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula acompanhou a ação, que aconteceu no Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres. 

“Retornamos à Cidade Olímpica para dar continuidade à vacinação contra a Covid-19. Nossa intenção é continuar avançando contra a pandemia, reforçando as ações e aumentando o número de pessoas que já receberam a primeira, segunda ou dose de reforço”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

O gestor estadual de saúde aproveitou para conversar com a comunidade e incentivar quem aguardava a vez de vacinar.

Dona Vânia de Fátima Soares, de 37 anos, disse que estava com medo, mas que aproveitou a ação para tomar a dose de reforço depois de ter sido encorajada pelo marido. “Eu tenho medo e foi meu esposo que me incentivou a vir. A gente ouve muito as pessoas dizendo que mesmo tomando a vacina ainda pode pegar a doença, mas como ele mesmo disse, é melhor estar vacinado do que não vacinado”, contou.

O encorajador de Vânia, Adaildo Sousa, de 46 anos, também foi tomar a dose de reforço. “Desde pequeno eu fui acostumado pela minha mãe que sempre me levava para tomar a vacina. Eu morro de medo de agulha, mas mesmo assim enfrento, porque quero ficar protegido”, disse.

O profissional da construção civil Ivanilson Reis, de 32 anos, também aprovou a ação. “A minha principal motivação é me proteger para poder proteger os outros. Assim, a gente deixa os nossos familiares e amigos mais tranquilos”, compartilhou. 

Poliana Mendonça não se deixou desencorajar pela chuva e levou o filho Arthur Santos, de 8 anos, para receber a segunda dose da vacina. “A proteção é a principal motivação e que isso sirva de exemplo para que outros pais façam o mesmo”, disse a mãe da criança. “É bom vacinar sim”, acrescentou Arthur. 

Ação social

Além de acompanhar a vacinação, o secretário também visitou a ação do Saúde na Praça, realizado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), em parceria com o Projeto Social Cidadão do Bem, do 43⁰ Batalhão de Polícia Militar, na 4ª Companhia da Polícia Militar, também na Cidade Olímpica. 

No local, foram ofertados serviços como triagem para aferição de glicemia e pressão, consulta médica com clínico geral, testes rápidos para Sífilis, Hepatites, HIV/Aids e Covid-19, bem como exames preventivos, avaliação em Fisioterapia e Psicologia.