Governo leva ações de combate ao glaucoma a cidades da Regional de Pinheiro

Entre esta quinta-feira (21) e sábado (23), o Governo do Estado leva as ações do Programa de Combate ao Glaucoma a onze municípios da Regional de Saúde de Pinheiro. A iniciativa, que é executada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai oportunizar tanto consultas para novos diagnósticos como também o acompanhamento de quem já é atendido pelo programa. As ações incluem a distribuição de medicamentos.

Para a consulta, a pessoa deverá ter em mãos cópia de documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Com o objetivo de dar maior conforto aos beneficiados, os atendimentos serão realizados nos turnos da manhã e tarde, dinamizando a oferta assistencial especializada para a população.

Para evitar aglomerações que facilitem a contaminação pelo coronavírus (Covid-19), a SES estabeleceu horários e locais específicos em cada município. Os pacientes devem comparecer no horário previsto para o atendimento, preenchimento de fichas e realização de pré-exames.

Onze municípios receberão as ações do programa: Alcântara, Presidente Sarney, Pinheiro, Turiaçu, Santa Helena, Bequimão, Cedral, Mirinzal, Central do Maranhão, Pedro do Rosário e Peri Mirim. Além da consulta, com aferição da pressão ocular, serão distribuídos os colírios de uso contínuo para todos os pacientes com diagnóstico confirmado e para aqueles que estão na faixa de risco.

Nas consultas, serão atendidos usuários com histórico de parentes com a doença, além de indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença nos olhos causada por uma lesão caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que se não tratada, pode levar à cegueira. A enfermidade não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, laser e, em último caso, cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.

Programação

QUINTA-FEIRA (21/01)

Alcântara: 14h, no Hospital Municipal Dr. Neto Guterres, no Centro;

Bequimão: das 16h às 18h, no Centro de Saúde de Bequimão – UBS Santo Antônio, Centro;

SEXTA-FEIRA (22/01)

Presidente Sarney: 8h, na Escola Padre Tomas Beckman, na Avenida Padre Luís Riso, Centro;

Pinheiro: 14h, na Escola José de Anchieta, na Rua Tiradentes, Bairro Campinho;

Cedral: 8h, na UBS Nossa Senhora da Conceição, na Avenida Mariano Victal de Negreiros, Centro;

Mirinzal: das 14h às 16h, na UBS Maria José Gonçalves, na Avenida Maria Firmina, Centro;

Central do Maranhão: das 16h às 18h, na UBS Joaquim Antonio, na Rua Domingos Felisberto, Centro;

SÁBADO (23/01)

Turiaçu: das 8h às 10h, no Centro Educacional Professora Olga Damus, na Rua Floriano Peixoto, Centro;

Santa Helena: das 10h30 às 12h, no Hospital Municipal de Santa Helena;

Pedro do Rosário: das 8h às 10h, no Posto de Saúde Pedro Cunhas Mendes, Bairro Queluz;

Peri Mirim: das 10h30 às 12h, no Posto São João, Bairro Portinho.