Governo investe em estratégias de prevenção da gravidez na adolescência

Durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, do dia 1º ao dia 5 de fevereiro, o Governo do Estado intensifica a disseminação das informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Uma das estratégias adotadas pelo poder público estadual é o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, que oferece serviços de orientação sobre planejamento familiar a mulheres que desejam utilizar métodos contraceptivos.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798 de 2019. A coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Nelma Silva, destaca a importância da semana para chamar a atenção da sociedade para a importância do planejamento familiar.

“A redução e prevenção da gravidez na adolescência é uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, da ONU, até 2030 e faz parte das estratégias de saúde do Ministério da Saúde. Assim, é também uma das prioridades no que se diz respeito ao cuidado à saúde de adolescentes no Estado do Maranhão”, ressalta a coordenadora.

Embora a adolescente tenha direito de decidir e planejar se deseja ou não ter filhos, em que época de sua vida, com quem e como tê-los, a gravidez em menores de 15 anos é considerada de risco. “A Secretaria Estadual de Saúde vem cada vez mais envidando esforços e estratégias para alcançar a redução de gravidez não intencional nesta faixa etária em todo o estado”, completa Ana Cleide Vieira, do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher.

Centro Sentinela

Dentre as estratégias do Governo do Maranhão para orientar adolescentes quanto à gravidez planejada estão os Centros Sentinelas, distribuídos em São Luís, Balsas e Colinas. Em São Luís, o Centro Sentinela da Maternidade Benedito Leite já realizou mais de 4,5 mil procedimentos de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU).

Implantado desde abril de 2017 na capital maranhense, o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo da Maternidade Benedito Leite dispõe de serviços de orientação sobre planejamento familiar a mulheres que desejam utilizar métodos contraceptivos como o DIU (Dispositivo Intrauterino).

O atendimento inicial no Centro Sentinela da Maternidade Benedito Leite é realizado via telefone para orientação sobre critérios para a inserção e as contraindicações. Os agendamentos podem ser feitos pelo número (98) 99161-0615 no período vespertino. As inserções do DIU são agendadas às segundas e às quartas-feiras, no período da tarde, e realizadas pelo médico obstetra em até 15 minutos. Já o atendimento no Centro Sentinela de Colinas acontece às quartas e pode ser agendado através do número (99) 3552-0313.

O primeiro Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo no Maranhão foi inaugurado em janeiro de 2017, na cidade de Balsas e foi também o primeiro no mundo. O projeto é uma das ações resultantes do Termo de Cooperação Técnica entre o Estado, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).