Governo intensifica procedimentos cirúrgicos eletivos após pandemia da Covid-19.

Até o fim de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deve realizar 100 mil procedimentos cirúrgicos eletivos. A pasta encerrou 2022 com mais de 80 mil procedimentos realizados em unidades da rede estadual, como cirurgias oftalmológicas, neurológicas, urológicas, bem como nas áreas de ginecologia em geral. 

“A nossa meta é alcançar 100 mil procedimentos eletivos em 2023. Muito será possível, principalmente, pelo incentivo que temos recebido do governo federal para avançar nas ações do SUS, o que nos garantirá maior sucesso nas investidas já programadas para este ano”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A estratégia adotada pela SES tem como objetivo avançar na retomada dos procedimentos, sobretudo após o período da pandemia da Covid-19 que limitou a execução das cirurgias.  Os procedimentos eletivos são aqueles agendados com antecedência e que não possuem caráter de urgência e emergência. 

Além dos novos leitos e salas de cirurgias, o Governo do Estado realizou ações em todas as 19 regionais de saúde do Maranhão por meio do Programa Avança Mais Cirurgias. Nelas, os pacientes foram beneficiados com consultas de triagem, tanto para quem já tinha encaminhamento como para aqueles que precisavam atualizar as requisições necessárias. 

A estudante Michele Ferreira, de 25 anos, é natural de Vitória do Mearim e teve alta hospitalar na última quinta-feira (16) após um mês internada por ter sido submetida ao procedimento de hipófise no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). “Estou muito feliz. Sinto que aos poucos estou me sentindo melhor e espero que nos acompanhamento pós-alta eu continue progredindo”, compartilhou.

A mãe de Michele, a pescadora Lucimar Marinho, de 46 anos, se disse aliviada. “Eu não tenho o que dizer, só o que agradecer. Ela ainda fará algumas consultas de retorno, mas eu acredito que dará tudo certo e que ela seguirá melhorando”, afirmou.