Governo inicia a entrega da segunda dose da vacina CoronaVac referente ao quarto lote do imunizante

Foi iniciada, nesta segunda-feira (15), a distribuição da segunda dose da vacina CoronaVac aos municípios maranhenses, os imunizantes são referentes ao quarto lote, de 29.600 doses entre D1 e D2, recebido no final do mês de fevereiro. As doses têm como público-alvo os idosos de 80 a 84 anos. Os primeiros municípios a receberem a D2 dos imunizantes foram Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís, por via terrestre, totalizando 2.440 doses.

“Iniciamos a entrega da segunda dose da vacina CoronaVac aqui na Grande Ilha. E, além dos imunizantes, também estamos destinando a esses municípios os insumos necessários para a aplicação, como seringas e agulhas”, afirma a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

De forma estratégica, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) utilizará a logística aérea montada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para a distribuição das vacinas, enviando nesta terça-feira (16), para as demais Regionais de Saúde, as doses da CoronaVac referentes à segunda dose do quarto lote e à primeira dose do sexto lote, de 66.800 doses entre D1 e D2, recebido na última semana.

O envio da primeira dose da remessa recebida na última quarta-feira (10) esteve condicionado ao Decreto nº 36.531, de 4 de março, que estipulava a cobertura vacinal de 60% por parte dos municípios para recebimento de novas doses. Deste modo, as 217 cidades maranhenses receberão as vacinas. 

Conforme o novo Decreto nº 36.531, o envio das próximas doses que chegarem ao estado está condicionado à cobertura vacinal de 70% da aplicação das doses já distribuídas.