Governo inaugura unidade vocacional IEMA Idiomas

O Governo do Maranhão avança na implantação de escolas profissionalizantes em todo Maranhão. Nesta sexta-feira (11), foi a vez da unidade vocacional IEMA Idiomas, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). 

O IEMA Idiomas é a mais nova unidade vocacional do Instituto e está abrindo suas portas em 2020. A unidade fica sediada na Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís. A proposta da unidade é promover o ensino de diversos idiomas para adolescentes, jovens e adultos maranhenses com foco na efetivação do ler, escrever, ouvir e falar em reais situações comunicativas, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas, de forma a proporcionar, além do conhecimento linguístico, o aprimoramento da formação profissional, cultural e social, integrando, assim, os estudantes a uma sociedade plural e globalizada.

“Esta unidade é uma inovação que oportuniza que jovens e adultos possam estar preparados com uma nova língua. É uma grande conquista para a população maranhense, pois terão acesso a uma educação de qualidade de maneira gratuita, levando oportunidade aos que mais precisam”, declarou o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a unidade IEMA Idiomas é mais uma grande ação do Governo Flávio Dino. “Entregamos para a população maranhense uma unidade que oferta cursos de língua estrangeira totalmente gratuitos para toda população com prédio próprio e com expansão para o próximo ano”, destacou o secretário.

Com investimentos de aproximadamente R$ 650 mil a obra comtempla: 11 salas de aulas, amplas e climatizadas, recuperação do telhado, novas instalações elétricas, pintura geral, substituição de forros e pisos, reparos em portas e janelas, além de adaptação de banheiros para pessoas com deficiência.

Segundo a gestora geral da unidade IEMA Idiomas, Ingrid Ricci, esse momento é muito significativo para a educação no Maranhão. “É fundamental podermos celebrar o início das aulas, tomando todos os cuidados necessários. A escola está de portas abertas para que todos possam verificar de perto o quão grandioso e próspero é esse projeto. Um grande espaço de possibilidades e oportunidades na educação pública para o cidadão maranhense estudar e se especializar na aprendizagem de línguas”, frisou.

Para o professor Aarão Nahum, do módulo básico III, a estrutura da unidade propicia a difusão do conhecimento com excelência. “Percebemos no acolhimento que os alunos estão muito empolgados, e nós professores, estamos ansiosos para as aulas presenciais, para desfrutarmos desse ambiente completo de ensino”, contou.

Para a unidade foram disponibilizados dois editais para ingresso com 527 vagas para curso de inglês, para turmas do nível Básico (I, II, III e IV); para o nível Intermediário (I e II) e nível Avançado (I e II), destinada para alunos que migraram dos projetos: Centro de Línguas e Cultura do Maranhão (CLC) e Centro de Ensino de Idiomas do Maranhão (CEIMA). Em um segundo edital, a unidade ofertou à comunidade 83 vagas distribuídas em 4 módulos (Básico I, Básico II, Básico IV e Avançado II). As aulas iniciaram na última quinta-feira (10), de maneira remota através da plataforma Maranhão Profissionalizado.

Ao todo 610 alunos estão matriculados nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de língua inglesa, ofertado pela unidade vocacional IEMA Idiomas. Évila Sousa, aluna do módulo básico III, reiterou a relevância do projeto para sua formação acadêmica. “Estou muito animada com a unidade! Espero aproveitar muito essa oportunidade e sair fluente na língua inglesa. Os professores estão se doando ao máximo nas aulas remotas e elas são bem interativas e dinâmicas, mostrando que qualquer pessoa com força de vontade e um bom ensino consegue falar inglês”, disse.

Para o ano que vem serão destinadas 10 mil vagas para os cursos de línguas estrangeiras, com a abertura de novos idiomas, e a oferta de 2 mil vagas para São Luís, de forma presencial e 8 mil vagas para o interior do estado de maneira remota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.