.

Governo inaugura IEMA, Farol do Saber e entrega serviços em Santa Inês

O Governo do Estado inaugurou uma Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e o Farol do Saber Professora Conceição Freire, que vão proporcionar significativos avanços na educação pública no município de Santa Inês. As unidades foram entregues pelo governador Flávio Dino, em agenda nesta sexta-feira (4). Além destes, a cidade foi contemplada com um pacote de ações de governo nas áreas de abastecimento, cidadania, esporte, segurança, meio ambiente, produção agrícola e infraestrutura.

Na ocasião, o governador Flávio Dino anunciou a implantação do IEMA Bilíngue no município, o segundo do estado, e que atenderá crianças de 5 a 9 anos. A primeira fica em São Luís, no bairro Bequimão. “A cidade de Santa Inês caminha para dois IEMAs, com essa nova sede, que possui uma estrutura completa, e o IEMA Bilíngue, destinado às crianças e que vai oferecer ensino em português e inglês, como ocorre em grandes escolas particulares do estado. Ganha a cidade e a região com estas obras”, pontuou Flávio Dino. 

O governador frisou que a educação é o investimento principal e ressaltou as demais ações para a cidade na saúde. “Temos, também, a expansão do polo de saúde no município, com abertura do Hospital Macrorregional e, agora, ampliando para obstetrícia e neonatal, além da Policlínica. São muitas obras já realizadas e em andamento, em parceria com a gestão municipal e consolidando conquistas para Santa Inês”, enfatizou. 

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, frisou a importância do momento. “Mais um dia de entregas do programa Escola Digna, do Governo Flávio Dino, do Governo Carlos Brandão, em Santa Inês. Mais uma unidade do IEMA, que significa um ganho duplo. Este prédio, em breve, abrigará também o IEMA Bilíngue, segundo do Maranhão”, destacou.

O prefeito Felipe Oliveira Carvalho, o Felipe dos Pneus, agradeceu pelo IEMA. “O Governo do Estado sempre busca investir na educação e isso é, automaticamente, investir no futuro. Por esse motivo, agradecemos essa grande obra na nossa cidade, que é o IEMA, e também, pela escola bilíngue, a segunda dessa modalidade no Maranhão, que virá para nosso município. Agradecemos essa parceria que sempre tivemos com o Governo do Estado”, enfatizou o gestor.

O IEMA Santa Inês possui 12 salas de aula, quadra de esporte, biblioteca, auditório, laboratórios de física, química, matemática e biologia. A unidade vai ofertar os cursos Agricultura, Informática para Internet, Rede de Computadores, Gerência de Saúde e Nutrição e Dietética, Registro e Informação em Saúde. As obras receberam investimentos de R$ 4,8 milhões e têm parceria com a empresa Vale, que garantiu os laboratórios.

O gerente de operação da Estrada de Ferro Carajás, Pedro Aderson, pontuou a doação dos laboratórios. “É um orgulho para todos nós, da Vale, participarmos deste investimento, que está alinhado aos valores da empresa no sentido de transformar a vida e melhorar o futuro dos nossos jovens. Celebramos a entrega de ativos que vão compor este centro de aprendizagem e, certamente, contribuir com pacto de desenvolvimento e aprendizagem do Maranhão, que tem transformado a vida destes jovens alunos dessa beleza escola, em Santa Inês”, reforçou.

O estudante de Robótica, Felipe Bispo, parabenizou a estrutura e oportunidades que a instituição oferece. “Esse novo IEMA traz muitas opções para o nosso bairro, que tem uma população carente na área de ensino e que precisa. Já vamos sair daqui preparados, com um curso técnico e, quem sabe, trabalhando, prontos para o mercado. É um aprendizado bem diversificado e escolhi Robótica, com o qual me identifico bastante. Pretendo sair daqui já para o mercado de trabalho e com foco no futuro”, disse o jovem. O prédio do IEMA receberá ainda um borboletário. 

O município foi beneficiado ainda com entrega de oito sistemas de abastecimento de água, que servirão à comunidade do povoado Onça; de cartões do Minha Casa Melhor de Natal; de nova viatura para a Delegacia Especial da Mulher; novo veículo para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente; de 768 itens esportivos; kit Expansão – Maratoninha Maker para atividades de robótica, programação e eletrônica. 

O governador Flávio Dino assinou ainda ordens de serviço para implantação de 100 mil blocos de concreto; autorizando a reforma do Estádio Municipal; e cedendo uso de patrulha agrícola para produtores da região.