O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Governo Federal e Governo do MA celebram acordo em benefício de agricultoras familiares maranhenses

Nessa terça-feira (15), dia em que teve início a Marcha das Margaridas, em Brasília, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) assinou parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) para execução da Chamada de Assistência Técnica e Extensão Rural para Mulheres (ATER Mulheres).

Trata-se da primeira chamada para prestar assistência técnica e extensão rural aberta no atual governo. O fato de ser dirigida às mulheres agricultoras, ribeirinhas, indígenas, quilombolas e extrativistas foi destacado como um marco representativo do compromisso do Governo Federal com as agricultoras familiares brasileiras.

Mais de 12,5 mil mulheres serão atendidas por 2 anos, em projetos que promovam sua autonomia econômica. Serão investidos R$ 50 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e da ANATER.

O presidente da AGERP, Sandro Montenegro, destacou a importância do compromisso assinado pela AGERP com a Agência Nacional (ANATER) para alavancar a produção no trabalho das mulheres agricultoras brasileiras.

“Este acordo assinado hoje pela Agerp com a ANATER garante que extensionistas mulheres estejam nas áreas de produção de outras mulheres, trabalhadoras do campo do Brasil e do Maranhão. Esta ação é emblemática para o desenvolvimento da assistência técnica e da agricultura familiar em nosso estado”, ressaltou o presidente da Agerp.

Todas as mulheres que integrarem a Chamada ATER Mulheres receberão a bolsa fomento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no valor de R$ 4,6 mil. O anúncio foi feito pela subsecretária de Mulheres do MDA, Conceição Dantas, que representou o ministro Paulo Teixeira.

Foram vencedoras propostas de entidades credenciadas na ANATER para prestar serviços de assistência técnica e extensão rural em 20 estados: Amazonas, Maranhão, Rondônia, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, conforme os lotes disponibilizados no edital.